Você está procurando trabalho ou procurando emprego?

Tempo de leitura: 2 minutos

Já parou para pensar se você está procurando trabalho ou procurando emprego? Existe diferença entre essas duas procuras e a resposta que você dá pode levar a um erro que você nem imagina.

Cuidado com a resposta

Pra explicar essa diferença, preciso contar uma história. Outro dia almocei com uma amiga que me disse que estava enviando currículos para vagas, e então um recrutador perguntou se ela estava procurando trabalho ou procurando emprego.

A justificativa da pergunta, que o recrutador deu a ela, mudou completamente o jeito de buscar vagas. E isso fez ela encontrar um emprego que era a realização de um sonho. E ela fez isso de uma forma mais fácil do que ela imaginava.

A diferença entre estar procurando trabalho ou procurando emprego

Mesmo que as empresas não questionem isso diretamente, essa é uma das perguntas ocultas que todo candidato deve responder em qualquer processo seletivo. E é preciso tomar cuidado com o que você dá a entender quando esse assunto surge.

Muita gente está procurando emprego, ou seja, um salário, benefícios e estabilidade, para poder viver bem. É por isso que a gente tem que trabalhar, já que não é todo mundo que tem a sorte de ganhar na loteria.

Mas as empresas contratam porque precisam de pessoas para ajudá-las atingir suas metas de negócio. Então o seu objetivo de ter uma boa qualidade de vida é visto pelas  empresas como uma consequência do resultado que você você vai entregar.

Recrutadores e gestores têm faro aguçado e sabem diferenciar quem quer apenas um salário (emprego) de quem quer ajudar a empresa a crescer e, consequentemente, ser recompensado por isso (trabalho). Isso têm a ver com o comprometimento e potencial que um candidato consegue mostrar na entrevista!

O que a minha amiga ouviu do recrutador fez ela entender bem essa diferença. Ele disse:

Se você só quer um emprego procure outra empresa, mas se você quer trabalho nós temos uma oportunidade de carreira pra você.

Já pensou na sua resposta, se você está procurando trabalho ou procurando emprego? O que você escreve no seu currículo e o que você diz na entrevista mostra tudo sobre você como profissional e o que quer alcançar.

Se você quer um emprego, qualquer dica ou vaga serve. Agora, se você quer uma verdadeira oportunidade de trabalhar, quer crescer na carreira e busca sua realização profissional, então posso te ajudar.

Minha maior recomendação é essa: aprenda a mostrar para as empresas o que você realmente quer e entenda como fazer o recrutador te enxergar como um profissional de alto potencial.

 

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.