“Virei a madrugada enviando currículos”: uma lição sobre gerenciamento de tempo

Tempo de leitura: 3 minutos

Tem quem diga essa frase com orgulho, mas ainda não se deu conta que a falta de retorno das vagas tem tudo a ver com essa atitude. Ninguém precisa virar a madrugada enviando currículos para conseguir um novo emprego, isso é mau uso do tempo!

Em vez disso, é preciso agir com estratégia e usar uma das competências mais valorizadas no mercado: gerenciamento de tempo. As competências são as qualidades (adquiridas!) que realmente fazem a diferença entre quem é contratado e quem segue na procura por vagas.

Então, aprender a priorizar e executar tarefas de forma mais eficiente traz resultados extraordinários quando se está em busca de um emprego e também na atuação como profissional.

Valorize seu tempo

Já pensou naquela pessoa famosa que você admira e se perguntou: como ele ou ela consegue? Todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia, o que muda de uma pessoa para outra é como ela usa esse tempo, quais atividades ela prioriza para ter resultados significativos.

E o primeiro passo nessa direção é identificar onde você está gastando seu tempo à toa. A grande maioria das pessoas passa tempo demais com o smartphone na mão, entendendo o que acontece nas redes sociais e atividades desse tipo. Existem muitas outras distrações, mas cada um precisa reconhecer o que está literalmente roubando seu tempo.

Uma ideia interessante para mudar esse jogo é criar objetivos para controlar como você usa seu tempo, já que não se pode controlar o tempo em si. Por exemplo, que tal começar limitando seu uso diário do smartphone? Determine horários e um limite de tempo para verificar mensagens, posts e qualquer outra notificação.

Boas estratégias de gerenciamento de tempo

Use a tecnologia a seu favor! Existem ferramentas para separar seu tempo de uma maneira que seja agradável e disciplinada, como o famoso método Pomodoro. Você encontra diversos aplicativos que organizam os horários destinados para cada tarefa!

Aliás, ter rótulos para os momentos diferentes é essencial para ser eficiente! Isso exige planejamento e empenho. É criar a sua rotina de acordo com as suas prioridades, dar o seu melhor para que ela seja executada e aprender a lidar com os imprevistos. Então tenha uma lista de tudo aquilo que precisa fazer para atingir o seu objetivo e priorize o que é mais importante a cada etapa.

Afinal, o que você acha que faz mais sentido: enviar um montão de currículos para diversas vagas ou entender o que as empresas esperam, reformular seu currículo para atender às necessidades e então enviá-lo para as vagas que têm a ver com seu perfil?

Só o fato de você se dedicar a gerenciar melhor o seu próprio tempo vai ter muito impacto positivo nas buscas por emprego. E você ainda poderá usar isso a seu favor na entrevista ao mostrar que essa competência faz parte dos benefícios que a empresa terá quando você assumir a vaga.

Leia também:

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.