Veja como justificar um tempo sem trabalhar no seu currículo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quando se fala em procurar emprego, uma das dúvidas mais comuns é essa: como justificar um tempo sem trabalhar, seja no currículo ou na carteira de trabalho. São muitos os profissionais que se sentem intimidados por ter um buraco na carteira ou um buraco no currículo.

Se você pedir a opinião de algumas pessoas, elas podem dizer que foi um erro ter ficado um tempo sem trabalhar. Muita gente dirá que esse período sem trabalhar vai prejudicar sua carreira para sempre, sem se importar com a sua autoconfiança.

Existe essa ideia: se você não trabalhou ou não estava empregado por um tempo, será mal visto por recrutadores e empresas. Há quem pense que precisa trocar de carreira só por ter esse tempo sem trabalhar no currículo. Mas isso não é problema para quem sabe justificar!

O motivo da pausa é importante

Em primeiro lugar, é preciso entender por que você ficou um período em trabalhar formalmente. Cada caso é único, mas justificar esse tempo sem trabalhar tem um método que serve para praticamente todos os profissionais.

Alguns motivos para não trabalhar por um período são mais simples de comunicar aos recrutadores. Há quem se afaste de seu cargo por prioridades com a saúde, seja a sua ou de um familiar que precisa de assistência. Falar sobre saúde na entrevista de emprego não deve ser tabu, faz parte da vida de todos nós. Estender a licença maternidade para aproveitar mais de perto os primeiros anos de vida dos filhos também se encaixa nessa nessa razão para afastar-se temporariamente de emprego formal.

Uma demissão pode ser um momento difícil e esse rompimento inesperado traz mudanças na vida de qualquer profissional. Muita gente aproveita o desligamento de uma empresa para refletir sobre sua carreira, sua vida e toma a decisão de aproveitar temporariamente o período de outras maneiras. Com a conveniência do seguro social (seguro desemprego), há a possibilidade de reestruturar a rotina e pensar melhor sobre o futuro.

A saída de um emprego também costuma ser aproveitada para estudar para concursos. É uma prática comum, mas que exige muito esforço e acaba esgotando quem não consegue vagas. Quando voltam ao mercado, esses profissionais precisam se posicionar. Se parou de trabalhar para estudar para concursos e agora quer voltar ao mercado de trabalho, é preciso justificar esse tempo da maneira correta.

Como justificar esse tempo sem trabalhar

Depois de entender e esclarecer os motivos por destinar esse tempo fora do mercado de trabalho, fica mais fácil entender como justificá-lo. Algumas pessoas me perguntam como deixar claro que querem mesmo um emprego e que são profissionais comprometidos depois de ter seu próprio negócio. Nesse vídeo, eu explico como justificar um buraco na carteira de trabalho:

Quem não exerceu nenhuma atividade remunerada enquanto esteve fora do mercado de trabalho, deve usar aquilo que fez como base para as competências desenvolvidas nesse período. Se atuou no seu próprio negócio ou ajudou alguém da família, se fez trabalho voluntário ou intercâmbio, se cuidou dos filhos ou se aproveitou um sabático, tudo isso trouxe conhecimento que levou ao desenvolvimento de competências.

As competências são características únicas de cada profissional e elas são a parte mais importante de um currículo. Justificar um período sem trabalhar fica mais fácil quando você oferece ao entrevistador aquilo que você desenvolveu enquanto estava focado em outras atividades.

Um profissional capaz de mostrar suas competências no currículo e na entrevista tem muitas chances de conseguir um bom emprego, tenha ou não um buraco no currículo. O importante é mostrar suas capacidades e o comprometimento com a oportunidade que lhe é oferecida.

Se você quer saber mais sobre como mostrar o que você tem a oferecer à uma vaga de emprego, participe da minha palestra gratuita. Nela, eu mostro como conseguir seu melhor emprego mesmo não sendo o melhor candidato.

 

Saiba mais:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: