Vagas em startups: o perfil profissional mais buscado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você acompanha as notícias sobre o mercado de trabalho? Se a resposta é sim, já deve estar sabendo que o setor de startups no Brasil não para de crescer! As oportunidades são diversas, estão espalhadas pelo país e ainda há muitas ofertas para trabalho remoto.

Para Guilherme Odri, Editor de Notícias do LinkedIn, isso não é novidade. Mas ele mesmo aponta que o mercado aquecido traz um dúvida: existe um padrão profissional para as vagas em startups? Segundo Odri, quando se fala em competências e habilidades, a busca das empresas é bem diversificada.

O perfil profissional que as startups procuram

Algumas características de quem consegue uma vaga em startup são comuns. A primeira delas é uma questão de mentalidade e compreensão de risco. Esse tipo de empresa depende de investimentos externos, tem um ritmo de execução de tarefas que pode mudar completamente em pouco tempo e exige constante inovação. Ou seja, existe uma certa estabilidade, mas não é como em outras empresas.

Ainda dentro desse perfil, a maior parte das pessoas que quer trabalhar em startups entende esse risco e assume ele em troca de alguns ganhos. O mais visível deles é o aprendizado: seja em atividades profissionais, seja em metodologia de empreendedorismo, seja em competências que quer melhorar.

Outra característica do trabalho em startups é dar uma menor importância a rótulos de cargo. Isso porque as empresas desse tipo precisam de profissionais dispostos a resolver os desafios, independente de quais sejam eles.

Por fim, startups buscam profissionais múltiplos com capacidades generalistas. Ou seja, aqueles profissionais que estão dispostos a aprender novas habilidades, que acompanham as tendências de mercado de sua área e também de outras. Para estar um passo à frente, é preciso conhecer os desejos do consumidor e as novas ferramentas para criar as soluções.

Você acha que é fácil encontrar esses talentos? Fundadores e recrutadores de startups afirmam que não é bem assim. Por isso, vagas em startups costumam oferecer bons salários, benefícios que poucas empresas oferecem e ainda mais. Ainda por cima, reter os bons talentos é uma prioridade nessas empresas, então há muito investimento em bem-estar para os profissionais.

Nós, que somos especialistas em recolocação, sabemos que a dificuldade de encontrar os profissionais não é pela falta de pessoas qualificadas no mercado. É porque muitos excelentes profissionais não se deram conta que estão perdendo oportunidades de emprego porque não usam as palavras certas no currículo.

Conhecendo as características mais requisitadas, os profissionais que buscam vagas em startups já podem ter uma boa ideia do que os recrutadores querem ver em seus currículos. As oportunidades nesse mercado são numerosas, e é por isso que incluímos no treinamento Admirável Emprego Novo uma entrevista com o recrutador de uma startup brasileira que está entre as 3 maiores da América Latina. Na área de entrevistas com especialistas, alunos podem conferir as dicas sobre o que fazer para ser contratado em uma startup.

As oportunidades de vagas em startups

Muita gente acha que as startups só procuram programadores e profissionais de TI. É verdade que há muita busca por esse tipo de profissional, mas essas empresas têm outras fortes necessidades também.

Ciência de dados, produto, design, marketing digital, vendas, experiência do usuário e sucesso do cliente são apenas algumas das mais buscadas depois da área de desenvolvimento de software. E conforme crescem, profissões mais tradicionais começam a ganhar espaço em startups: finanças, atendimento, advocacia, recrutadores e outras conforme a área de atuação da empresa.

Conseguir uma vaga em um mercado aquecido pode parecer difícil. Ainda mais considerando a alta concorrência para algumas oportunidades. Mas é mais simples do que parece e usar uma estratégia certeira desde o currículo abre muitas portas. Felipe Olimpio, aluno do Admirável Emprego Novo, conseguiu vencer a concorrência com oito mil candidatos para entrar em uma empresa que começou como uma startup: o Facebook. Saiba como o Felipe conseguiu isso clicando aqui.

Ter estratégia é a melhor forma de conseguir as melhores oportunidades do mercado e deixar para trás a concorrência. Se você quer realmente entender as poucas mudanças que pode fazer no seu currículo para ser chamado para mais entrevistas, assista minha próxima aula online gratuita.

INSCREVA-SE AQUI

Confira a lista das 25 maiores startups do Brasil segundo o LinkedIn e suas áreas de atuação no mercado:

  1. Nubank [Serviços Financeiros]
  2. C6 Bank [Serviços Financeiros]
  3. Loft [Tecnologia da Informação e Serviços]
  4. Neon [Serviços Financeiros]
  5. Quinto Andar [Internet]
  6. Loggi [Internet]
  7. Grow Mobility [Internet]
  8. Em Casa [Setor Imobiliário]
  9. Cobli [Tecnologia da Informação e Serviços]
  10. Creditas [Serviços Financeiros]
  11. Warren Brasil [Tecnologia da Informação e Serviços]
  12. StartSe [Ensino Superior]
  13. CargoX [Internet]
  14. Sky.One Solutions [Software]
  15. Koin [Serviços Financeiros]
  16. Dengo Chocolates [ Alimentos e Bebidas]
  17. Desinchá [Alimentos e Bebidas]
  18. Mooven Consulting [Tecnologia da Informação e Serviços]
  19. idwall [Software]
  20. Zoop [Serviços Financeiros]
  21. Xerpa [Software]
  22. Max Milhas [Internet]
  23. Contabilizei [Tecnologia da Informação e Serviços]
  24. VitaIT [Tecnologia da Informação e Serviços]
  25. Atlas Quantum [Serviços Financeiros]

Leia também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: