Tudo que você tem a ganhar com networking

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você está tendo dificuldade em encontrar vagas de emprego para o seu perfil profissional? Essa é uma reclamação constante entre quem procura emprego. Por isso, quero mostrar todo o potencial de um bom networking.

Profissionais de todas as áreas comentam que encontram poucas oportunidades. Assim, acabam se candidatando para um monte de coisas diferentes para ter mais chances de conseguir emprego.

Mas sair atirando seu currículo para todos os lados não aumenta suas chances de conseguir emprego. E ainda por cima gera mais frustração pelo montante de trabalho que você faz sem ter retorno algum

O mercado de trabalho é muito maior do que você consegue ver! Matt Youngquist, presidente da Career Horizons (empresa americana de recrutamento e outplacement) estima que cerca de 70% das vagas não são publicadas, nem mesmo no site das próprias empresas.

Outra grande empresa do ramo de recrutamento, a Deloitte, estima que entre 50 e 80% das vagas de emprego são preenchidas por pessoas com alguma interferência da rede de contatos (networking).

Sim, é o famoso Q.I (quem indica), só que ele não funciona do jeito que você imagina.

E ainda pode trazer mais vantagens do que você espera, abrindo caminhos para as melhores vagas de emprego!

Apenas Networking e Q.I garantem emprego?

Todos os alunos do meu treinamento e profissionais que acompanham semanalmente o conteúdo aqui no blog já sabem que Q.I não é o único jeito de conseguir um emprego. A verdade é que a indicação é um extra que pode influenciar nas decisões dos recrutadores, mas não é só isso que importa.

Ter um currículo bem feito é o primeiro passo para conseguir um bom emprego. O documento precisa ser estruturado para que os recrutadores entendam, em uma leitura dinâmica, que você é um profissional capaz de solucionar o que a empresa precisa.

A rede de contatos, ou network, é um passo importante para vários fatores na recolocação, que vai além de ser indicado diretamente para um cargo. Networking (termo que significa construir e manter uma rede de contatos) tem vários pontos positivos, como:

  • Ficar sabendo de vagas não divulgadas
  • Receber dicas sobre as competências valiosas para a empresa ou área de atuação
  • Ter acesso à experiência de outros profissionais, podendo aprender com elas
  • Ficar sabendo de eventos, cursos e outras atividades que podem render ainda mais contatos

Networking na prática e o que você ganha com isso

Construir e manter sua rede de contatos é aumentar o seu capital social. Você é uma marca. E quanto mais pessoas souberem da existência da sua marca, mais chances você tem chegar a outros lugares.

Um dos primeiros passos para um bom networking é expandir seu horizonte. É muito importante manter contato com antigos colegas de trabalho, da faculdade e amigos e familiares. Especialmente quando essas pessoas trabalham na sua área ou tem alguma proximidade com ela.

Mas você precisa ir além e fazer networking com pessoas influentes na área que você quer atuar.

Elas podem ser grandes influenciadoras no mercado de trabalho e isso certamente vai render informações importantes para a sua carreira.

No módulo inteiramente dedicado a Networking do Admirável Emprego Novo, eu mostro como é importante se aproximar de pessoas com alto capital social na área de atuação ou na empresa em que os alunos querem atuar.

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é com o LinkedIn. Na rede, quanto mais visto por pessoas influentes na sua área, melhor. E isso acontece de forma natural e com pouco esforço quando você constrói uma rede de contatos que trabalha a seu favor. Esse é o verdadeiro networking de valor!

Além disso, o LinkedIn é uma ferramenta inteligente que consegue encontrar vagas de emprego para você. Isso mesmo, se o seu perfil estiver completo e configurado para trabalhar para você, você aumenta suas chances de contratação sem precisar se dedicar diariamente a buscar oportunidades.

Ou seja: com uma boa rede de contatos você aumenta suas chances de ficar sabendo de oportunidades não publicadas e, usando o robô do LinkedIn a seu favor, as oportunidades publicadas chegarão para você com pouco esforço.

É assim que muitos profissionais conseguem recolocação em tempo recorde!

Você quer ser o próximo? Assista minha próxima aula online e saiba como fazer o LinkedIn encontrar vagas de emprego pra você! As vagas são gratuitas por tempo limitado! CLIQUE PARA SE INSCREVER:

QUERO PARTICIPAR

Veja também:

Salários em 2020: conheça a média de remuneração para cargos de todos os níveis

Profissionais acima de 50 anos têm dificuldade de recolocação?

Currículo perfeito: como fazer um Curriculum Vitae em 2020

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Posts Recentes

Redes Sociais

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: