Trocar de área sem ter experiência é possível: saiba o que Yuri fez para conseguir

Tempo de leitura: 2 minutos

Yuri fez mais de 70 seleções no último ano sem ter ideia do que é preciso para ser contratado. Então ele contou com a ajuda do Admirável Emprego Novo e conseguiu recolocação em uma área que ele não tinha experiência.

“Quando comecei a assistir o curso entendi que eu não tinha a menor ideia do que estava fazendo nos processos seletivos. Quando vi a palestra, pensei ‘meu Deus!'. Porque as coisas parecem óbvias, mas você não se dá conta.”

Trocando de área

Yuri queria fazer a transição de carreira, mas via muita dificuldade por não ter nenhuma experiência na área de formação. Pelo menos era isso que ele achava… Ao acompanhar as aulas, sentiu-se mais confiante porque entendeu que há outros fatores que influenciam na decisão em uma seleção e que a experiência não é tão fundamental.

Na mesma semana em que começou a fazer o curso, Yuri foi chamado para uma vaga que já tinha se candidatado antes. E então ele se empenhou em estudar o material do curso para se sair bem já na dinâmica de grupo.

“Só de ler o material e acompanhar os vídeos, já me deu uma visão completamente diferente (sobre o processo seletivo).”

Outra mudança de atitude foi reativar o perfil no Linkedin, que Yuri não usava desde a época da faculdade.

Depois da dinâmica

“Durante a dinâmica, notei que eu não era a pessoa mais apta. Mas eu queria mostrar que eu poderia ser a pessoa mais apta.”

Então Yuri usou o que ele sabia de forma assertiva. Na entrevista individual, soube demonstrar que outras experiências fizeram ele aprender a lidar com situações comuns para aquele trabalho. E deu certo! Depois, Yuri ainda teve que encarar mais duas entrevistas, com os sócios da empresa.

“Aí eu sabia o que eles estavam procurando! Eu sabia o que eu queria pontuar na conversa, então já me preparei para o que eu ia dizer, a resposta que ia receber e como conduzir para o que eu queria dizer.”

Como uma última recomendação, Yuri avisa que é importante focar no que se quer, independente se já tem experiência na área ou não. A mesma dica vale para quem acha que já tem muita experiência: foco e empenho vão levar você até o emprego dos seus sonhos.

Leia também:

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.