Samira passou no processo seletivo para trainee onde concorria com 21 mil candidatos

Tempo de leitura: 3 minutos

Com apenas uma empresa em seu currículo, Samira decidiu que queria novos desafios para crescer na carreira. Mas ela não tinha experiência em entrevistas e não sabia exatamente como encontrar as vagas que queria.

Com a estratégia certa e seus objetivos profissionais bem definidos, ela conseguiu uma chance na seleção para trainees e foi uma das contratadas entre 21 mil candidatos! Conheça essa história:

 

Samira começou a sua carreira como estagiária na área comercial em uma empresa e, aos poucos, foi crescendo depois de ter sido efetivada. Em uma trajetória curiosa, ela entrou para a organização sem conhecer muito da área de atuação e se apaixonou pelo trabalho.

Mesmo apaixonada, a relação foi esfriando. Depois de alguns anos na empresa, começou a se sentir pouco desafiada e queria mudar de ares. E então decidiu começar a procurar emprego, mesmo sem ter experiência com seleção para vagas efetivas, já que só tinha enfrentado processos seletivos para estágio.

Enviou currículos, fez seu perfil em sites de vagas e chegou a participar de algumas entrevistas. Mas as experiências não foram positivas e Samira entendeu que seu perfil de candidata não estava alinhado com as expectativas das equipes de RH que conduziam as entrevistas.

Samira então assistiu essa palestra gratuita do Admirável Emprego Novo e teve um choque de realidade quando ouviu que não é eficiente sair atirando para todos os lados quando se quer um emprego.

“(Na palestra) falou também que as melhores vagas não estão anunciadas nos sites de vagas. Eu fiquei… ‘AHN? Como assim?' “

Essa informação mexeu tanto com a Samira, que na hora ela decidiu comprar o curso completo para atingir mais rápido seu objetivo de trocar de emprego. Veja como ficou o Linkedin dela: https://www.linkedin.com/in/samirarsantos 

A evolução como profissional

Samira gostou da estrutura do curso, dividida nas diferentes etapas de um processo seletivo. Mais do que isso, ela comenta ter aproveitado muito o primeiro módulo do curso, que estimula os alunos a entenderem quem são, o que têm para oferecer ao mercado e como ter um objetivo profissional claro (para não sair atirando para todos os lados e acertar na mira!)

Isso foi essencial para que a Samira conseguisse se manter focada no que ela queria de verdade: um emprego melhor do que ela já tinha, em uma empresa melhor, e não qualquer um que surgisse. As aulas trazem ferramentas, lições e práticas que ajudam qualquer profissional a se conhecer melhor e saber seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.

“Foi difícil, mas conseguir fazer te ajuda na hora da entrevista. Então essa primeira parte (do curso), de mudar sua mentalidade, de ensinar a pensar como um profissional e fazer networking… isso pra mim foi o principal.”

Quando já estava comprometida com o curso, optou por se inscrever no Programa de Trainee de uma grande empresa. Quando foi chamada para a primeira fase de entrevistas, Samira “devorou” os módulos do Admirável Emprego Novo para saber como se destacar. Ela não sabia no momento, mas estava concorrendo com 21 mil inscritos!

“O que foi essencial, que foi dito no curso, é o seguinte: ‘você tem que montar um discurso para deixar as pessoas curiosas para te conhecer'. Então, tinha que falar um pouco de mim sem falar muito, para despertar a curiosidade.”

 

Leia também:

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.