Salários em 2019: guia mostra a expectativa de remuneração em diferentes áreas de atuação

Tempo de leitura: 3 minutos

A empresa de recrutamento Robert Half já divulgou as previsões para o mercado de trabalho. É através de estudos e tendências que organização se prepara para recolocar os profissionais que assessora e busca os melhores perfis. E com esses dados surgem estudos importantes, como o documento que mostra a expectativa de salários em 2019.

A previsão é detalhada e pode ser acessada aqui. Abaixo, estão resumidas algumas informações importantes sobre as previsões para empregos e salários em 2019.

Salários em 2019: as previsões de mercado

No documento, a Robert Half menciona a instabilidade do mercado nos últimos anos. Isso influenciou e segue influenciando o modo como as empresas lidam com suas finanças e impacta diretamente nos salários.

Mas há indícios de recuperação econômica no horizonte, e isso é muito importante para o mercado de trabalho de duas maneiras principais. A primeira é que com a melhora da economia, novos postos de trabalho surgem. Em segundo lugar, as empresas devem ter mais recursos para valorizar e pagar melhor os funcionários daqui pra frente.

Para não ficar para trás nessa evolução do mercado, é importante saber a sua pretensão salarial!

Oportunidades melhores

Outra consequência positiva é o aumento da exigência. Isso quer dizer que o mercado precisará de profissionais melhores e com perfis mais adequados às posições em aberto. Um dos maiores atrativos para bons profissionais é a faixa salarial. No entanto, não é o único.

A pesquisa indica que os chamados “pacotes de remuneração” devem melhorar daqui pra frente. Isso inclui benefícios, bonificações e planos de carreira capazes de atrair pessoas mais preparadas para os desafios que cada organização precisa ultrapassar. Junto à essa tendência, a Robert Half cita o crescimento da movimentação de profissionais, seja de volta ao mercado ou trocando de empresa.

Áreas de atuação em destaque em 2019

Há algumas áreas de atuação identificadas como aquecidas em contratações para o próximo ano. Uma tendência em crescimento é a de atendimento ao cliente (ou Customer Service), de maneira geral. O documento destaca as possibilidades dessa área dentro do segmento de engenharia, onde além do nível técnico, é esperado que os profissionais tenham conhecimento de produtos e serviços, flexibilidade, resiliência e perfil de quem vai atrás dos clientes. “Senso de dono e foco nos resultados são as habilidades mais procuradas entre os recrutadores que contratam para a área.”

Com a economia em andamento constante novamente, a área financeira e de contabilidade das organizações deve expandir. Uma forte expectativa é deixar de lado as tarefas de corte de custos e investir em planejamento financeiro. Boa comunicação e visão estratégia estão entre as competências mais valorizadas na área. (Saiba mais sobre competências aqui)

Os setores de seguros, jurídico, RH, tecnologia e marketing também ganham destaque na pesquisa divulgada. É possível conferir, também, a projeção de salários por cargos para cada uma das áreas de atuação. Para alguns cargos, o aumento chega a 9,8% entre a média de 2018 para 2019.

Conseguir a contratação com o salário que merece pode ficar muito mais fácil, principalmente entre os profissionais que sabem seu valor e sabem mostrar que seu trabalho vale o que ele pede. Conheça a estratégia que já recolocou muitos profissionais no mercado. 

 

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.