Robôs vão roubar seu emprego?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um estudo da UnB, realizado pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações, procurou a resposta da pergunta no título. A conclusão é que até 2026, cerca de 30 milhões de vagas com carteira assinada podem ser extintas.

Esse número considera as contratações nas ocupações com maior índice de ameaça: taquígrafo, torrador de café e cobrador de transportes coletivos. Mas a pesquisa também cita os cargos com o menor risco de extinção, como: psicanalista, engenheiros, técnico em enfermagem, perito contábil e outras.

Quando se fala em robotização do mercado de trabalho, muita gente fica assustada. Ainda mais com números grandes como esse. Mas a verdade é que a maioria das posições que serão tomadas pelo uso de tecnologia já vem sendo substituídas ao longo de muitos anos.

E agora?


As tarefas com maior tendência de substituição por robôs são as que uma pessoa faz de maneira automática e que exigem pouca ou nenhuma interação com outras pessoas. Você precisa de uma equipe com diferentes competências para fazer o que faz? Então relaxe, sua profissão tem pouquíssimas chances de sumir.


Tem outro fator importante a ser considerado. Enquanto algumas profissões são totalmente substituídas por robôs nos próximos 30 anos, outras novas surgirão. A dez anos atrás, você imaginaria que Youtuber poderia ser uma área de atuação profissional?


Claro que nem todo mundo quer virar influenciador digital, esse é só um exemplo que mostra a evolução das oportunidades de trabalho. Há muitas outras profissões novas com oportunidades em expansão.


O que fazer para não ficar sem emprego


Se você identificou que a sua área de atuação está realmente se tornando um trabalho para máquinas, o melhor a fazer é começar a pensar em outras possibilidades de trabalho. Já o pior a fazer é esperar perder o emprego para só então dar o próximo passo.


Pensar no futuro é garantir mais segurança na sua carreira. E uma das maiores tendências de gestão e crescimento profissional é a de profissionais múltiplos. São pessoas que reúnem experiências e competências de diferentes áreas para trabalhar de um novo jeito em áreas que já existem.


Ao migrar de uma área de atuação para outra, todo profissional leva junto sua visão de algo que funciona de um jeito diferente. Mostrar que você é capaz de adaptar suas habilidades é o ponto chave para conseguir emprego em um cargo que não se tem experiência.


Conheça as expectativas atuais do mercado de trabalho para contratar hoje, vou lhe mostrar isso na minha próxima aula gratuita. Você entenderá melhor o que as empresas querem hoje e estará preparado para mostrar seu potencial em qualquer vaga que desejar!


INSCREVA-SE AQUI

Leia também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: