Redação em processos seletivos: dicas essenciais para se sair bem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quando se está em busca de um emprego melhor, cada etapa do caminho é capaz de causar nervosismo. Então não se assuste se uma das fases de seleção para uma vaga de emprego pedir uma redação. Essa etapa é utilizada por algumas empresas como mais um filtro de candidatos, além das entrevistas individuais e dinâmicas em grupo.

Se você já leu outros artigos aqui no site ou é aluno do treinamento Admirável Emprego Novo, já deve saber que é essencial se preparar para cada uma das etapas do processo seletivo. Esse é o principal diferencial entre quem é contratado e quem pula de entrevista em entrevista sem ir adiante.

Se você está levando a sério a sua recolocação e se dedicando para mostrar que é o melhor candidato, então prepare-se também para uma redação. Entenda o que a empresa e os recrutadores esperam de você nessa etapa.

Por que as empresas pedem uma redação dos candidatos?

Os quatro principais motivos da empresa pedir uma redação dos candidatos são:

  1. Avaliar o conhecimento de língua portuguesa do candidato.
    Se uma das atividades da vaga é escrever e-mails para os clientes, a empresa precisa ter a certeza de que o candidato seguirá as regras de ortografia e gramática da língua portuguesa e será capaz de se expressar corretamente nas mensagens.
  2. Avaliar sua opinião e conhecimento sobre determinado tema.
    Quando a empresa indica um tema específico para a redação, ela quer saber o quanto você sabe sobre o assunto.
  3. Avaliar o perfil do candidato através da grafologia, que é o estudo da forma das letras e do aspecto geral da escrita manuscrita.
    Essa prática tem o objetivo de obter dados sobre a pessoa, como caráter, personalidade, grau de instrução, tipo de inteligência, características emocionais etc.
  4. Avaliar o perfil do candidato através da autobiografia.
    Neste caso, quando a empresa pede que você escreva uma redação sobre você mesmo ela quer saber quem você é a partir da imagem que você tem de si mesmo.

Como fazer uma boa redação em um processo seletivo de emprego

As empresas não divulgam os objetivos por trás da etapa de redação. Algumas empresas nem avisam previamente os candidatos, e é por isso que é interessante estar preparado para essa tarefa em qualquer processo seletivo.

Por isso, reuni as quatro dicas mais importantes para fazer uma redação para processo seletivo de emprego:

  • Escreva uma redação com a mesma estrutura indicada para concursos e vestibular, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Defina os principais tópicos que você irá escrever durante sua redação e coloque nessa estrutura.
  • Caso seja solicitada uma autobiografia, escreva características do seu perfil que mostram o alinhamento do seu perfil com a empresa e a vaga. Fale sobre pontos fortes e conte alguma história de superação que você teve durante sua vida/carreira. A abordagem mais pessoal cria conexão e empatia com quem ler seu texto.
  • Caso seja indicado um tema polêmico, tenha uma postura mais distante sobre o tema. Se você levar o conteúdo para um lado totalmente pessoal, pode dar indícios de um posicionamento pouco flexível. E isso pode prejudicá-lo nesta etapa do processo.
  • Após finalizar o texto, leia-o com calma. Revise os erros gramaticais e de concordância, pois muitas redações são solicitadas exatamente por esse motivo.

Conhecer o motivo de cada etapa do processo seletivo permite que você consiga se posicionar da melhor forma possível para mostrar o que a empresa quer ver em você. Se você quer saber o que as empresas realmente esperam dos candidatos em um processo seletivo, tenho um convite!

Vou fazer uma aula onde mostro o resultado de uma pesquisa que revelou os 7 fatores que as empresas consideram para contratar. A aula é gratuita, mas está disponível por tempo limitado.

INSCREVA-SE AQUI

 

Saiba mais:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: