Quem tem as melhores chances de ser contratado?

Tempo de leitura: 3 minutos

Procurar emprego já é desgastante, e mais ainda quando se percebe que tem outras pessoas conseguindo vagas. O mercado está favorável, sim, para profissionais que querem boas oportunidades. Mas quem tem as melhores chances?

Já ouviu falar que só consegue emprego quem tem indicação (o famoso Q.I)? Bom, ter uma indicação é ótimo, mas só isso não é garantia nenhuma de ser selecionado para ocupar uma vaga. E é bem improvável que as pessoas que estão conseguindo empregos estejam todas elas sendo indicadas.

Também não é sorte que está funcionando com os outros e só com você não. Tem ainda outra ideia que deve ter passado pela sua cabeça… quem está conseguindo emprego é porque é melhor que eu, bons profissionais não ficam sem emprego.

Bons profissionais não ficam sem emprego?

Excelentes profissionais já passaram pelo curso Admirável Emprego Novo porque tinham dificuldade de conseguir recolocação. Como o curso oferece atendimento individual, nossa equipe acompanha muitos diferentes casos de pessoas desempregadas e empregadas que procuram um novo e melhor emprego.

Dizer que bons profissionais não ficam sem emprego não é bem verdade. Ficar sem emprego é um reflexo de não saber lidar com o mercado de recrutamento e seleção.
Qualquer profissional, de qualquer nível, tem grandes chances de conseguir um bom emprego se tiver um bom currículo.

Um currículo criado com estratégia e pensado para captar e manter a atenção de quem faz seleção para vagas é a principal porta de entrada para oportunidades que você nem imagina. Quando um profissional consegue montar um CV impactante, os próprios recrutadores comentam.

O Douglas ouviu isso de uma recrutadora antes de ser contratado e nos contou:

…em uma das ligações que recebi, onde expliquei pra recrutadora que já estava participando de dois processos seletivos na mesma empresa, ela me diz ‘eu sei, é que seu currículo está sendo tão bem falado aqui que quero marcar entrevista com você.'

Qualificações e experiências

Acredite, ter todas as qualificações e experiências que uma vaga pede não garante que você seja o melhor encaixe para a oportunidade. Tem outros fatores tão importantes quanto para ser contratado, além de preencher uma lista de requisitos.

Experiências e qualificações preenchem os espaços no currículo, mas o que elas dizem sobre você? Hoje, as boas empresas estão muito mais preocupadas em contratar alguém com o potencial de resolver os problemas em uma posição, do que alguém que tem muito conhecimento técnico acumulado.

E é esse potencial que precisa estar claro já no currículo. Não são certificados de cursos e experiências em muitas funções que vão chamar a atenção de um recrutador, é o que você pode fazer com tudo isso que o interessa. E poucos profissionais sabem mostrar isso no currículo, então quem consegue já tem um diferencial que os concorrentes não têm.

Para ficar mais claro, seguir uma estratégia de acordo com a expectativa do mercado ao fazer o currículo é o que proporciona mais chances de ser chamado para entrevista e ser contratado. E qualquer profissional, independente de seu nível de formação e de experiências, pode fazer isso.

São os bons currículos que têm as melhores chances de contratação!

 

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.