Profissionais acima de 50 anos têm dificuldade de recolocação?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A dificuldade que muitos relatam ao tentar se recolocar depois dos 40 ou 50 anos não é real. O que acontece é uma questão de atitude: profissionais nesta faixa etária ainda procuram emprego como procuravam quando tinham menos de 30.

Foi o que aconteceu com o Alex. Ele estava a dois anos desempregado e perdendo muito tempo procurando e se candidatando para vagas de uma maneira nada eficiente. Até que conseguiu parar de atirar para todos os lados e, com orientação de especialistas em recolocação, se concentrou no seu objetivo para “dar tiros certeiros”.

Saiba como o Alex conseguiu um emprego novo:

Alex tem muita experiência. Tanta, que no período entre empregos conseguiu fazer alguns trabalhos pontuais como consultor na área de controladoria e finanças. Ainda assim, seu foco era a recolocação em um emprego fixo.

Em sua jornada como profissional, Alex passou por grandes empresas. Em uma delas, entrou como analista e foi crescendo até virar gerente. Ao longo da carreira, liderou projetos onde desenvolveu soluções para equipes de 450 pessoas.

Por que um profissional com tanta experiência e competência não conseguia emprego? Alex tinha certeza que era a idade até que, com poucas mudanças no seu jeito de procurar emprego, o jogo virou.

Vi que eu estava fazendo muitas coisas e estava apenas jogando tempo fora. Todo dia eu via vagas no LinkedIn e sites de empregos e a primeira coisa que fazia era me candidatar. Só que tinha que rezar pra qualquer santo pra ter o CV selecionado porque tinha 500 candidatos para a mesma vaga.

Conseguir vagas de alta concorrência não é impossível. Afinal, alguém será selecionado. Para passar pelo filtro inicial de currículos e ter mais chances, Alex entendeu que precisaria mostrar que tinha um perfil compatível com a oportunidade, o famoso “fit”.

Com o curso, entendi que para uma determinada vaga eu precisava moldar o currículo naquele escopo, direcionado para aquela vaga.

O direcionamento que faltava

Alexa sabia que ter resultados diferentes dos que ele estava tendo exigia atitudes diferentes. E foi em outubro de 2019 que apostou na estratégia criada por especialistas em recolocação explicada passo a passo no treinamento completo Admirável Emprego Novo.

Com isso, Alex viu sua realidade mudar “do dia para a noite.” Depois de aplicar a estratégia sugerida para aumentar a visibilidade no LinkedIn, o perfil passou a ter 2100 visualizações por semana. Antes tinha no máximo 45 visitas. Veja o perfil dele aqui: https://www.linkedin.com/in/alex-moraes-finan%C3%A7as-08569527/

Foco no resultado:

Depois de ver que a estratégia realmente estava funcionando, Alex conseguiu focar todo o seu esforço no que ele realmente queria. Pesquisou e escolheu quais empresas e cargos estavam dentro da expectativa que tinha.

Nesse processo, também se dedicou às atividades de relacionamento com sua rede de contatos profissionais. E foi através de networking que conseguiu sua recolocação depois de dois anos procurando emprego.

Foi no escuro, mas foi um tiro certeiro.

A proposta era muito interessante, mas Alex ficou inseguro quando soube que a pessoa que o entrevistaria não era brasileira e que a conversa seria em inglês. Por isso, informou à recrutadora que seu nível era intermediário e que estava sem praticar há algum tempo.

Ainda assim, a entrevista aconteceu e para a surpresa do Alex:

Meu inglês estava melhor que o dele!

Quando recebeu a resposta da entrevista junto com uma proposta de emprego, Alex ficou tão incrédulo que usou um tradutor online para ter absoluta certeza do que estava lendo. Para Alex, a principal mudança que o levou para a recolocação foi usar a estratégia para dar tiros certeiros.

Não fiquei mais jogando para tudo que é lado. Eu passei a ser mais seletivo e a trabalhar naquilo que eu já sabia que poderia oferecer.

Qualquer pessoa, mesmo um profissional em nível iniciante, tem características únicas e importantes a oferecer para o mercado de trabalho. Independente da idade!

Ter resultados positivos sobre os currículos enviados é uma questão de saber mostrar esse potencial no currículo. E para encantar os recrutadores, é necessário mostrar um perfil profissional que se encaixe com a vaga (mesmo que não tenha todas as qualificações que o anúncio pede).

Se você ainda não sabe como fazer isso, não perca mais tempo. Participe da minha próxima aula online totalmente gratuita enquanto ainda há vagas:

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Veja também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: