Porque currículos vão para o lixo em 6 segundos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Imagine a seguinte situação…

Você é um recrutador do RH (Recursos Humanos) de uma empresa e tem a tarefa de analisar currículos para uma vaga que foi aberta. Uma empresa que tem um setor de RH provavelmente é uma média ou grande empresa, com centenas de funcionários, e essas empresas costumam ter varias vagas abertas ao mesmo tempo.

Então além de ter que analisar os currículos, você ainda tem que fazer os processos normais da área de RH, como desenvolvimento de talentos, tarefas operacionais em relação aos benefícios (como vale-transporte, etc) e ainda atender seu gerente que te pede um monte de coisa fora do planejado. Dito isso eu te pergunto: nessa situação, como você acha que fica sua dedicação para ler as dezenas ou até centenas de currículos que se amontoam na sua caixa de email?

Como é feita a análise de currículos

The Ladders que é uma das maiores consultorias de RH resolver analisar isso. Durante 10 semanas eles colocaram recrutadores na frente de um computador que tem uma câmera e mostraram vários currículos. A câmera possuía uma tecnologia que consegue rastrear para onde os recrutadores olham.

O resultado foi impressionante: eles identificaram que um recrutador leva em média 6 segundos para perder o interesse em um candidato e descartar o currículo.

E você achando que cada currículo era lido por pelo menos uns 5 minutos…

O que o seu currículo e trailers de filmes tem em comum…

Esse estudo me lembrou um documentário que assisti sobre ‘trailers’ de filmes. Nesse documentário foi mostrado que eles colocaram pessoas numa máquina de ressonância magnética para ver quais áreas do cérebro eram ativadas enquanto uma pessoa assistia a trailers de filmes.

(Tá explicado porque eu fico babando com os trailers de Star Wars e James Bond, hahaha)

Quando eu me dei conta disso pensei o seguinte: e se eu conseguisse deixar o meu currículo tão interessante quanto a um trailer de filme? Isso prenderia a atenção do recrutador para passar a barreira dos 6 segundos.

Depois de muitos testes e ajustes cheguei na conclusão que o currículo deve ter uma seção de ‘resumo‘ para que possamos passar em poucas linhas a mensagem de quem somos como profissional e, se tudo der certo, prender a atenção do recrutador e ainda encantar o gestor para sermos convidados para a entrevista.

Quem tem perfil no Linkedin sabe que o perfil já vem com uma seção de ‘resumo’ (ou sumário) por padrão, mas infelizmente muita gente não tem conhecimento de quão poderosa é essa seção e acaba não tonando o resumo atrativo.

Como prender a atenção em menos de 6 segundos…

Primeiro vale a pena lembrar que a ‘atenção’ é algo que deve ser constantemente renovada, ou seja, depois de captar a atenção, precisamos trabalhar para manter a atenção a cada passo (ou ela foge de nós, hehehe).

Para captar a atenção: as duas primeiras linhas do resumo devem deixar claro quem o profissional é e o que ele é capaz de fazer melhor.

Para manter a atenção: as frases seguintes devem evoluir o entendimento do profissional e marcar suas conquistas com informações precisas, e sempre que possível com dados concretos.

Pode até parecer contra-intuitivo, mas muita informação aqui mais prejudica do que ajuda. A chave é ser simples, como já disse Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

Quer ver um exemplo de currículo que segue isso?

Aqui você encontra o modelo de currículo que funciona até para quem não é bom em fazer o CV e as dicas de como fazer um currículo impossível de ser ignorado.

Sucesso!

 

Veja também:

 

 

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: