Quando eu estava em busca por um novo emprego eu aprendi que são alguns detalhes que fazem a diferença entre ser chamado logo pra uma entrevista ou ficar muito tempo sem receber retorno.
A descoberta…
Um estudo do The Ladders, que é uma das maiores empresas de consultoria em recursos humanos, realizou um estudo usando tecnologia de rastreamento de visão para entender como recrutadores examinam um currículo para descartá-lo ou não.
Os pesquisadores mediram onde e quanto tempo os recrutadores olham em um currículo, qual informação é mais valiosa para eles, e que dados eles usam para determinar se um profissional é um candidato em potencial.
“Algumas das descobertas mais surpreendentes envolveram os fundamentos do processo de revisão do currículo dos recrutadores. Por exemplo – e apesar recrutadores ‘diferentes auto-relatórios – o estudo descobriu que os recrutadores gastam apenas 6 segundos revendo um currículo individual.”
Isso muda muita coisa…
Antes desse estudo acreditava-se que um recrutador levava de 4 a 5 minutos avaliando cada currículo.
Agora sabemos que existe esse ‘pré-filtro’ que dura apenas 6 segundos.
É por isso que tem muito profissional bom que não é chamado para entrevistas.
Isso não é culpa desses profissionais, mas agora conhecendo isso, é possível ajustar as velas.
“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.” ― William George Ward
Ajustando as velas…
Já sabemos que ‘ganhamos’ 6 segundos de atenção no nosso perfil profissional, e precisamos renovar a atenção do recrutador para que ele ou ela leia mais do perfil e nos chame para uma entrevista.
Se um perfil possui uma seção de resumo (também chamado de sumário) o recrutador vai ler essa seção primeiro, pois é como ler a sinopse de um filme antes de assistir um filme.
As duas primeiras linhas do resumo devem deixar claro quem é o profissional que aquele perfil representa para não causar dúvida na cabeça do recrutador.
A partir daí o resumo deve responder 4 perguntas para deixar o recrutador muito interessado em convidar o profissional para uma entrevista:
- Como você chegou até onde está profissionalmente?
- Quais são suas maiores realizações?
- O que te diferencia dos demais profissionais da sua área?
- Que ação você quer que as pessoas tomem após ler o seu sumário? (especialmente para quem está desempregado)
O perfil profissional no Linkedin (e o currículo) possui vários (e importantes) detalhes que fazem um profissional ser convidado para uma entrevista.
É como participar de uma conversa interessante com alguém… se no meio da conversa com alguém essa pessoa fala uma besteira, automaticamente perdemos o interesse nela.
Próximo passo…
Esse ajuste é um importante detalhe que me fez conseguir um novo emprego com salário maior que meu anterior, mesmo na crise e sem eu ser o melhor candidato.
Agora eu quero te convidar para uma palestra online onde vou mostrar quais pontos você não pode deixar de olhar com cuidado se quiser conseguir um novo emprego.
» INSCRIÇÕES AQUI «