O papel da experiência na entrevista de emprego

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O currículo da Ana Augusta estava ótimo. A sua visibilidade como profissional em busca de emprego era boa. Mesmo assim, Ana passou mais de um ano sem trabalho. As empresas tinham interesse, mas os processos seletivos não davam certo.

“Por diversas vezes eu cheguei até a última etapa. Eu passava por todas as etapas do processo e no final não fechava.”

Impossível não se abalar com essa realidade. Mas Ana buscou entender o que estava acontecendo, o que é que estava barrando sua contratação. Bastou um olhar de especialista para que ela conseguisse vencer essa dificuldade e ser contratada!

Em menos de 15 minutos, Ana Augusta conta em detalhes como foi contratada. Assista!

Trago aqui uma motivação para as outras pessoas, sobre a forma como isso aconteceu diante das atuais circunstâncias, da pandemia. Em nenhum momento a empresa abriu mão do processo seletivo, e eu comecei na empresa um dia antes de iniciar o formato home office.”

Procurar emprego não estava sendo difícil para a Ana. O currículo dela já tinha uma certa visibilidade e ao longo de um ano ela estava, sim, sendo chamada para oportunidades.

Participar de processos seletivos era algo que já estava acontecendo antes da Ana procurar orientação especializada. A dificuldade dela era a mesma que muitos profissionais enfrentam: entender o que estava faltando para ser contratada.

Ana percebeu que precisaria ter uma perspectiva de especialistas para poder usar tudo o que tem a seu favor e, então, conseguir a recolocação que buscava.

“Eu queria saber como usar a minha experiência na entrevista de emprego a favor da vaga. E foi exatamente o que eu tive no Admirável Emprego Novo.
Era o que eu precisava. Porque ao longo desse ano eu passei por processos seletivos e sempre saía com a dúvida: o que poderia ter sido melhor? Onde foi que eu errei?.”

Ana ainda conta que, antes de mudar seu posicionamento, ela sabia muito bem listar as responsabilidades que teve nos empregos anteriores. O que ela não sabia como fazer era demonstrar como isso agregava valor para a empresa ou o setor onde atuou ao longo da sua carreira.

Como Ana conseguiu seu novo emprego

“Eu sabia que teria que fazer uma apresentação pessoal de até três minutos. E vocês me orientaram sobre o que deveria falar e como alinhar isso com a empresa. Eu escrevi tudo, treinei para ficar no tempo certo e foi ótimo! Percebi claramente minha evolução.”

Depois de reconhecer o que barrou a contratação em entrevistas anteriores, Ana conseguiu ter sucesso. Tanto no âmbito de trabalho, ao ser contratada, quanto no pessoal.

Empenhar-se e perceber a própria evolução já é uma recompensa valiosa, ainda mais quando vem junto com os resultados esperados.

O novo emprego da Ana Augusta é em uma empresa que já estava no seu radar de interesses há muito tempo. E ela fez sua parte em conseguir chamar a atenção das pessoas certas.

Um dos passos mais importantes foi construir um networking qualificado, fazendo contato com funcionários da empresa antes mesmo de ser contratada. Além disso, ela ficou de olho nas informações compartilhadas pelos gerentes para entender qual a visão deles sobre o mercado.

Veja aqui o perfil da Ana no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/egecxzp/

A investigação da Ana não parou por aí. Para adequar sua estratégia ao processo seletivo da empresa, ela se dedicou a estudar as palavras-chave da descrição da vaga.

“Eu queria entender se estavam buscando algo mais estratégico ou mais operacional. Usei isso para adaptar meu perfil.”

Como falar da experiência na entrevista de emprego

Aconteceu com a Ana o mesmo que outros alunos relatam: quando se está realmente preparado, a confiança é inabalável e fica fácil perceber os erros bobos que outros candidatos cometem nas entrevistas e dinâmicas em grupo.

“A partir das dicas quem vocês deram, estava claro pra mim o que os gestores realmente queriam observar nos candidatos.”

Estar preparado é, além de tudo, ter amplo conhecimento do que pode acontecer nos processos e como você pode se encaixar na cultura e objetivos da empresa. Isso se reflete em um posicionamento muito mais natural durante as dinâmicas.

“Você fica muito mais tranquila, não tem aquela ansiedade.”

Ana conseguiu um emprego dentro das suas expectativas de cargo e salário. Ela finalmente conseguiu quebrar a barreira que separava suas habilidades profissionais do mercado de trabalho.

“O mais valioso, com certeza foi aprender a utilizar as experiências e atributos de forma a oferecer valor no momento da entrevista. Não é falar o que você fez ou suas responsabilidades, e sim o que você entregou de valor. É isso que chama a atenção.”


Conheça os segredos dos processos seletivos! Saiba o que os recrutadores e gerentes realmente esperam dos candidatos em uma entrevista de emprego.

Participe da minha próxima aula, que estará disponível gratuitamente por tempo limitado! Vou mostrar :

  • Como pensam os recrutadores e como decidem quais currículos vão dar retorno
  • O que falar na entrevista para não perder para candidatos mais jovens (ou que tem QI)
  • Para quem é tímido (ou introvertido), como usar isso a seu favor na entrevista

GARANTA SUA VAGA AQUI!

Saiba mais:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: