O direcionamento no currículo fez a Milena ser chamada para entrevistas em ótimas vagas

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Em dúvida sobre seguir na área técnica ou migrar para a área de gestão, Milena contou com o apoio do Admirável Emprego Novo para decidir o rumo da sua carreira e desenvolver uma estratégia focada no objetivo.

Quando teve certeza da área onde queria crescer profissionalmente, Milena direcionou o currículo e conseguiu convites para entrevistas e ofertas de emprego. 

Milena não tinha certeza sobre destino da sua carreira. Atuando na área de Pesquisa e Desenvolvimento em um laboratório, ela precisava optar por seguir na parte técnica ou migrar para a área de gestão.

Há dois anos trabalhando na mesma empresa, Milena não estava feliz com algumas práticas no ambiente de trabalho e queria trocar de emprego. Uma amiga que sabia dessa insatisfação recomendou que ela assistisse essa palestra.

Assisti e falei (para minha amiga): como eu estou tentando mudar, vou fazer o curso.

Depois de começar o curso, a percepção que a Milena tinha sobre sua carreira começou a ficar mais clara. Assim, ela pode optar pela trajetória profissional que fazia mais sentido para ela.

Eu estava trabalhando com a parte de pesquisa, mas estava mexendo com a parte de gestão, também, em alguns pontos. E eu estava com uma indecisão muito grande, se queria focar na parte mais técnica (de laboratório mesmo), ou se queria focar na parte de gestão, de conversar com clientes, talvez um pouco mais comercial.

Com orientação do curso, Milena entendeu a importância de tomar uma decisão sobre sua carreira para que a estratégia de recolocação tivesse o efeito que ela esperava.

Percebi que precisava definir o que eu queria antes de enviar currículo e procurar vagas disponíveis. Depois que acertei meu currículo para a área mais técnica, eu comecei a fazer entrevistas para as vagas que estava tentando.

Currículo bem feito, vagas excelentes

A vaga que a Milena assumiu foi através do contato no próprio site da empresa, uma estratégia que facilita a recolocação dentro de um local de trabalho que combina com o perfil dela. Escolher a empresa para trabalhar é uma parte importante do processo de procura de emprego.

Já as outras oportunidades de emprego que chamaram a Milena para entrevista, todas vieram através do Linkedin. (Veja o perfil da Milena na rede). Antes de fazer o curso, ela já tinha um perfil mas não dava atenção.

Até precisar realmente procurar emprego, a gente não tem muita noção de como funciona efetivamente a rede. Para mim, mudou completamente (o conhecimento sobre o potencial da rede).

Foram três meses de procura ativa por um emprego. Nesse período, Milena chegou a fazer uma média de duas entrevistas por mês. A vaga que ela optou por assumir era bem específica e mesmo sem experiência naquela função, Milena foi aprovada. É um indício de que o perfil comportamental dela se encaixava com a expectativa da empresa.

Com retornos positivos dois dias seguidos, Milena também passou por um momento que muitos profissionais esperam passar: a chance de escolher entre mais de uma oportunidade de emprego.

O que achei muito importante foi me colocar no lugar de quem está contratando. Entender o que a empresa está passando naquele momento, entender por que aquela vaga está aberta, entender o lado da pessoa que está te contratando.

 

Leia também:

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.