Morar em Portugal: como conseguir emprego fora do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conseguir emprego fora do Brasil é o objetivo de muitos profissionais que entram em contato comigo semanalmente. E para ajudar todos que pretendem morar fora, eu entrevistei a Taíssa Souza, do programa Bora Morar Fora.

Taíssa entrevistou mais de 200 brasileiros que deixaram o Brasil para trabalhar em outro país. Assim, ela identificou quais as atitudes que trazem resultados.

Nessa entrevista falamos muito sobre morar em Portugal, mas as dicas são válidas para outros países também! Abaixo do vídeo você encontra os principais tópicos da entrevista em texto:

Morar em Portugal: por onde começar?

Taíssa: O primeiro passo é entender quais as formas de ir morar em Portugal. Há diversas formas e hoje o país está de braços abertos para os Brasileiros porque precisam de mão de obra qualificada. As fronteiras estão abertas para estrangeiros que queiram trabalhar ou injetar dinheiro no país.

Há diversas formas de ir: através de emprego, de estudo, de rendas próprias, de aposentadoria e mais. É importante, então, conhecer essas formas e se direcionar para ela.

É possível primeiro buscar um emprego fora do Brasil e só depois começar o processo de visto. Hoje, como o governo português requer algum tipo de visto, ir para Portugal com uma autorização de residência ou com a cidadania facilita a recolocação no mercado local e a adaptação.

Por isso que o primeiro passo, tiro certeiro, é entender qual a melhor forma para você fazer essa mudança.

Por que escolher Portugal?

Taíssa: O que eu vejo, hoje em dia, é a busca por segurança e qualidade de vida que no Brasil, em grandes cidades, a gente não tem. A maioria das pessoas que entrevistei faz essa mudança pelos filhos, buscando exatamente isso.

Portugal, hoje, segundo o Global Peace Index é o terceiro país mais seguro do mundo. O que eu pude perceber nas entrevistas, estando lá, elas eliminam o “custo Brasil”. Portugal tem escolas públicas excelentes, tem segurança, tem saúde pública que os entrevistados comparam com o serviço privado do Brasil.

Então quando você busca um emprego não tem a necessidade de fazer muito dinheiro para morar em condomínio fechado e colocar os filhos na melhor escola. É isso que os brasileiros buscam hoje. O básico é muito bom e garantido.

Como organizar a documentação?

Taíssa: Como prioridade, em relação à documentação, seria a parte do visto ou cidadania. Entender qual o passo a passo burocrático da forma que você vai entrar no país.

Também tem outros tipos de documentação que serão importantes na questão do emprego em Portugal. Algumas profissões exigem a validação do diploma para atuar no país, outras, como direito e engenharia, apenas a inscrição na ordem.

Você precisa entender o passo a passo no detalhe para ter possibilidade de atuar em Portugal com a sua profissão do Brasil. Na questão do emprego, essa é a etapa mais importante.

O que um brasileiro precisa para conseguir recolocação em Portugal?

Taíssa: A taxa de desemprego em Portugal é de 6,5%. Ou seja, praticamente metade da taxa de desemprego no Brasil. Em comparação ao Brasil, o nível de empregabilidade é maior.

Hoje, em Portugal, você conseguem um emprego. Se for qualquer emprego, você consegue. O negócio é você conseguir um emprego qualificado, e para isso é preciso usar técnicas e práticas que eu sei que estão no conteúdo do Admirável Emprego Novo.

Eu realmente fiquei encantada e vi como essas práticas funcionam em Portugal. Porque hoje, a maior plataforma de contratação é o LinkedIn, mas você precisa saber usar.


O Linkedin é a principal plataforma de contratação, tanto no Brasil quanto em Portugal e em também outros países desenvolvidos. Então usar essa ferramenta a seu favor pode garantir as melhores oportunidades de emprego, no local onde você deseja morar.

Eu estou disponibilizando, por tempo limitado, inscrições gratuitas na minha mais nova aula online, onde mostro:

  • Como ser encontrado por recrutadores que estão procurando pelo seu perfil profissional
  • A configuração no Linkedin que permite ser chamado para entrevistas (mesmo sem ninguém do seu trabalho ficar sabendo)
  • A melhor forma de conseguir emprego para quem tem mais idade
  • Como profissionais com pouca experiência (recém-formados ou mudando de carreira) conseguem emprego pelo Linkedin

INSCREVA-SE AQUI


Como aumentar as chances de um emprego fora do Brasil

Taíssa: O cenário em Portugal é o seguinte: 95% dos jovens que saem da faculdade e entram no mercado de trabalho têm fluência em inglês. No Brasil, apenas 5% da população se comunica em inglês e só 1% apresenta grau de fluência.

Pensando de forma lógica, você vai competir com esses profissionais por um emprego. Então, sim, é importante ter o inglês. Se você souber inglês e for um profissional em alta, dentre as profissões que estão em falta no país, como a área de T.I, no seu caso é praticamente certo conseguir um emprego.

Sabendo utilizar as práticas indicadas pelo Admirável Emprego Novo, que fazem a própria empresa reconhecer o profissional que você é, ter um bom posicionamento, um ‘resumo trailer’, um bom currículo, saber configurar o LinkedIn… saber utilizar todas essas ferramentas, aí é ‘batata’!


Taíssa e eu vimos isso acontecer com o Bruno, que conseguiu emprego em Lisboa e ainda foi convidado para processos seletivos em outros países, como Estados Unidos e Irlanda.

Conheça esse Caso de Sucesso e saiba mais sobre conseguir emprego em Portugal:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: