A melhor tática para aumentar suas chances de receber retorno após a entrevista

Muitos candidatos, ao terminar uma entrevista de emprego, agradecem ao recrutador ou gestor, se despedem e ficam esperando a resposta do processo seletivo, mas… nada. Algumas táticas básicas de influência dizem que é preciso primeiro agir na mesma forma que esperamos que os outros respondam. É o famoso ‘é dando que se recebe’ e isso vale para muitas coisas.

É sempre de bom tom enviar uma nota de agradecimento depois da entrevista para demonstrar interesse e sinalizar que espera um retorno.

 

Veja como fazer essa nota com essas dicas

 

Tenha em mente que uma nota de agradecimento é como uma pequena amostra da sua ética no trabalho. Por isso é importante revisar sua gramática, o tipo de linguagem usada e a escrita como um todo.

Pesquisas indicam que uma nota de agradecimento por e-mail é bem aceita pela grande maioria das empresas pela agilidade de leitura e de resposta. Já uma nota enviada pelo correio demora alguns dias para chegar e pode ficar parada na mesa de alguém por mais alguns dias. Ainda assim, empresas extremamente conservadoras podem dar mais atenção para a versão de papel.

Em qualquer um dos casos, escreva uma mensagem única e personalizada para as pessoas envolvidas na entrevista. Como uma prévia do seu jeito de trabalhar, não é ideal que a mensagem seja padronizada, já que isso denota falta de empenho e pouca preocupação com qualidade.

 

Boas práticas ao agradecer por e-mail


Quando a mensagem não é bem pensada, e-mails podem parecer bastante automáticos e impessoais de uma forma negativa.

Para garantir que seu agradecimento passe a mensagem certa, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Timing

É importante agradecer oficialmente pela oportunidade o mais rápido possível. Não espere mais que 24 horas para mostrar sua gratidão pela oportunidade.

  • O dispositivo

Prefira escrever e enviar sua mensagem de um computador e não do seu smartphone ou tablet. É muito fácil cometer erros e ser vítima do corretor de dispositivos móveis e ninguém quer passar por isso. Se você trabalha, não envie a nota de agradecimento durante seu expediente nem do seu computador de trabalho.

  • O endereço de e-mail

Envie o agradecimento através do seu e-mail pessoal e não de trabalho ou nenhum outro. Use a mesma conta que você utilizou para enviar o seu currículo ou que você inscreveu no formulário de contato da vaga.
Não é nada profissional ter endereços que não correspondam ao seu nome, como apelidos, nomes de personagens ou inspirações musicais. Evite também contas como @hotmail, @aol, @bol ou @yahoo já que elas tendem a não ser levadas a sério.

  • O assunto do e-mail

Não seja informal demais! E-mails com o assunto “Oi” ou “Contato” não parecem profissionais e ainda podem cair diretamente na caixa de Spam. Deixe claro o seu objetivo. “Agradecimento” é um bom termo para ser associado ao contexto. Exemplo: “Agradecimento: entrevista para gerente”.
Não ultrapasse 75 caracteres no título, se possível. Alguns sistemas de e-mails não exibem mais do 40 caracteres no título, então tenha em mente que sua mensagem pode não ser exibida completamente.

  • Linguagem

Use uma linguagem formal e profissional que esteja de acordo com o ramo de negócios. Algumas empresas bastante informais não vêem problemas em usar emojis, como 🙂 ou :D, mas evite se você não tiver absoluta certeza de que será bem aceito.

  • Tamanho da mensagem

Seja breve, porém aproveite a chance de amarrar informações trocadas na entrevista. Se você falou de alguma conquista específica, pode enviar o certificado, uma apresentação de projeto finalizado ou similares como forma de fortalecer essa informação.
Se você e a equipe de recrutamento tem assuntos pessoais em comum que surgiram durante a entrevista, faça alguma referência breve para que as pessoas liguem facilmente o nome à pessoa. Aproveita também para frisar qualquer qualidade sua que tenha a ver com a vaga ou com a empresa para que o RH perceba seu potencial na área.

  • Assinatura

Não esqueça de adicionar ao final da mensagem seu nome completo, sua área de atuação ou interesse (como Gerente de vendas, por exemplo), seu telefone de contato e links para seu LinkedIn ou portfólio.


Como escrever sua nota de agradecimento


Deixe o assunto e o destinatário em branco no início e só complete quando tiver finalizado a mensagem, que é a parte mais importante. Adapte a sugestão abaixo para o seu caso e para cada pessoa a quem deseja enviá-la:

Assunto: Agradecimento pela entrevista [cargo] no dia [data]

Caro/cara [nome]

Muito obrigada pelo tempo dedicado no [dia] durante a entrevista para [cargo]. Agradeço pela oportunidade de entender melhor a vaga, fazer contato com você e seus colegas e conhecer a empresa.

[Aqui você pode mencionar algo que foi dito na entrevista que facilite aos recrutadores associar o seu nome ao momento da conversa. Aproveita também para falar sobre como a sua visão pessoal se encaixa com a da empresa e, se possível, relembre características suas que vão de encontro ao perfil da vaga.]

Como mencionei na entrevista, tenho [x] anos de experiência na área de [cargo] e acho que posso me encaixar rapidamente e contribuir para o rendimento da equipe.

Espero poder me juntar a [nome da empresa] em breve. Não hesitem em entrar em contat comigo por e-mail ou me ligar caso necessitem de qualquer informação adicional.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

[Seu nome]
[Seu cargo, como “Gerente de suporte ao consumidor”]
[Link do seu LinkedIn]
[Seu telefone pessoal]

 

Mantendo contato após o envio da nota de agradecimento

 

Provavelmente você vai receber alguma resposta para a sua mensagem de agradecimento. Porém não entre em pânico se não houver retorno. A rotina ocupada às vezes impede que alguém tire tempo apenas para dar um retorno.

Mas se não houver nenhum contato duas semanas após a data prevista de retorno sobre a vaga, entre em contato novamente com a empresa. Enquanto isso, você não deve suspender suas buscas por uma vaga.

Baixe o modelo de currículo mágico:

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