Muitos candidatos, ao terminar uma entrevista de emprego, agradecem ao recrutador ou gestor, se despedem e ficam esperando a resposta do processo seletivo, mas… nada. Algumas táticas básicas de influência dizem que é preciso primeiro agir na mesma forma que esperamos que os outros respondam. É o famoso ‘é dando que se recebe’ e isso vale para muitas coisas.
É sempre de bom tom enviar uma nota de agradecimento depois da entrevista para demonstrar interesse e sinalizar que espera um retorno.
Veja como fazer essa nota com essas dicas
Tenha em mente que uma nota de agradecimento é como uma pequena amostra da sua ética no trabalho. Por isso é importante revisar sua gramática, o tipo de linguagem usada e a escrita como um todo.
Pesquisas indicam que uma nota de agradecimento por e-mail é bem aceita pela grande maioria das empresas pela agilidade de leitura e de resposta. Já uma nota enviada pelo correio demora alguns dias para chegar e pode ficar parada na mesa de alguém por mais alguns dias. Ainda assim, empresas extremamente conservadoras podem dar mais atenção para a versão de papel.
Em qualquer um dos casos, escreva uma mensagem única e personalizada para as pessoas envolvidas na entrevista. Como uma prévia do seu jeito de trabalhar, não é ideal que a mensagem seja padronizada, já que isso denota falta de empenho e pouca preocupação com qualidade.
Boas práticas ao agradecer por e-mail
Quando a mensagem não é bem pensada, e-mails podem parecer bastante automáticos e impessoais de uma forma negativa.
Para garantir que seu agradecimento passe a mensagem certa, preste atenção nos seguintes pontos:
É importante agradecer oficialmente pela oportunidade o mais rápido possível. Não espere mais que 24 horas para mostrar sua gratidão pela oportunidade.
Prefira escrever e enviar sua mensagem de um computador e não do seu smartphone ou tablet. É muito fácil cometer erros e ser vítima do corretor de dispositivos móveis e ninguém quer passar por isso. Se você trabalha, não envie a nota de agradecimento durante seu expediente nem do seu computador de trabalho.
Envie o agradecimento através do seu e-mail pessoal e não de trabalho ou nenhum outro. Use a mesma conta que você utilizou para enviar o seu currículo ou que você inscreveu no formulário de contato da vaga.
Não é nada profissional ter endereços que não correspondam ao seu nome, como apelidos, nomes de personagens ou inspirações musicais. Evite também contas como @hotmail, @aol, @bol ou @yahoo já que elas tendem a não ser levadas a sério.
Não seja informal demais! E-mails com o assunto “Oi” ou “Contato” não parecem profissionais e ainda podem cair diretamente na caixa de Spam. Deixe claro o seu objetivo. “Agradecimento” é um bom termo para ser associado ao contexto. Exemplo: “Agradecimento: entrevista para gerente”.
Não ultrapasse 75 caracteres no título, se possível. Alguns sistemas de e-mails não exibem mais do 40 caracteres no título, então tenha em mente que sua mensagem pode não ser exibida completamente.
Use uma linguagem formal e profissional que esteja de acordo com o ramo de negócios. Algumas empresas bastante informais não vêem problemas em usar emojis, como 🙂 ou :D, mas evite se você não tiver absoluta certeza de que será bem aceito.
Seja breve, porém aproveite a chance de amarrar informações trocadas na entrevista. Se você falou de alguma conquista específica, pode enviar o certificado, uma apresentação de projeto finalizado ou similares como forma de fortalecer essa informação.
Se você e a equipe de recrutamento tem assuntos pessoais em comum que surgiram durante a entrevista, faça alguma referência breve para que as pessoas liguem facilmente o nome à pessoa. Aproveita também para frisar qualquer qualidade sua que tenha a ver com a vaga ou com a empresa para que o RH perceba seu potencial na área.
Não esqueça de adicionar ao final da mensagem seu nome completo, sua área de atuação ou interesse (como Gerente de vendas, por exemplo), seu telefone de contato e links para seu LinkedIn ou portfólio.
Como escrever sua nota de agradecimento
Deixe o assunto e o destinatário em branco no início e só complete quando tiver finalizado a mensagem, que é a parte mais importante. Adapte a sugestão abaixo para o seu caso e para cada pessoa a quem deseja enviá-la:
Assunto: Agradecimento pela entrevista [cargo] no dia [data]
Caro/cara [nome]
Muito obrigada pelo tempo dedicado no [dia] durante a entrevista para [cargo]. Agradeço pela oportunidade de entender melhor a vaga, fazer contato com você e seus colegas e conhecer a empresa.
[Aqui você pode mencionar algo que foi dito na entrevista que facilite aos recrutadores associar o seu nome ao momento da conversa. Aproveita também para falar sobre como a sua visão pessoal se encaixa com a da empresa e, se possível, relembre características suas que vão de encontro ao perfil da vaga.]
Como mencionei na entrevista, tenho [x] anos de experiência na área de [cargo] e acho que posso me encaixar rapidamente e contribuir para o rendimento da equipe.
Espero poder me juntar a [nome da empresa] em breve. Não hesitem em entrar em contat comigo por e-mail ou me ligar caso necessitem de qualquer informação adicional.
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
[Seu nome]
[Seu cargo, como “Gerente de suporte ao consumidor”]
[Link do seu LinkedIn]
[Seu telefone pessoal]
Mantendo contato após o envio da nota de agradecimento
Provavelmente você vai receber alguma resposta para a sua mensagem de agradecimento. Porém não entre em pânico se não houver retorno. A rotina ocupada às vezes impede que alguém tire tempo apenas para dar um retorno.
Mas se não houver nenhum contato duas semanas após a data prevista de retorno sobre a vaga, entre em contato novamente com a empresa. Enquanto isso, você não deve suspender suas buscas por uma vaga.
Obrigado. Confira seu email nos próximos minutos. Lembre-se de ver a pasta de spam.