Mães tem menores chances de conseguir emprego novo?

Tempo de leitura: 3 minutos

É impressionante a quantidade de pessoas que nos falam que foram eliminadas de processos seletivos porque a empresa soube que tem filhos ou desejam ter. Fico profundamente triste de ver isso acontecendo.

Resolvi escrever aqui porque eu acredito que é possível qualquer mãe conseguir um bom emprego sem precisar passar por esse transtorno.

O melhor caso que já vi até hoje aconteceu em setembro de 2018 na multinacional Thoughtworks, que contratou a Marcela, grávida de 8 meses!

Pode parecer um caso isolado ou até sorte, mas apesar de serem poucos casos como o de Marcela, eu acredito que é possível sim conseguir um ótimo emprego mesmo com filhos. Há mais de 6 anos eu ajudo pessoas a conseguirem isso e quero compartilhar as melhores dicas que passo para minhas alunas.

Existem 2 coisas que podem ser feitas para escapar da discriminação e conquistar a contratação:

1. Encontrar as empresas que te valorizem como profissional

Existem apenas dois tipos de empresa quanto a forma como vêem os profisisonais: a primeira são as que simplesmente querem explorar os funcionários, elas pagam mal, exigem muita experiência e não toleram faltas. O segundo tipo são as empresas que sabem que são as pessoas que trabalham lá que farão a empresa crescer, e por isso querem profissionais de alto potencial. Esse tipo de empresas não se importa que as pessoas tenham filhos desde que saibam manter o comprometimento com os resultados.

O melhor caminho para encontrar essas empresas é através do Linkedin, pois é lá que essas empresas estão. Com um perfil no Linkedin basta usar a estratégia Sniper para ser encontrado pelas boas empresas para chegar na entrevista.

2. Mostrar na entrevista que tem um alto potencial profissional

Na entrevista, a chave é se posicionar como uma profissional de alto potencial.

As boas empresas querem pessoas que vão ajudar a empresa a crescer nos anos que vierem, e pra isso estão dispostas a investir no potencial da profissional, independente se tem ou não filhos.
Deixar claro o potencial significa mostrar qual resultado que você é capaz de gerar para a empresas através das suas experiências passadas. Pode até parecer complicado, mas todas as minhas alunas aprenderam como fazer isso e acredito que você também é capaz.

As empresas sabem que nem todas as mulheres que são mães se complicam no trabalho. Praticamente toda empresa já teve alguma funcionária que não sabia lidar com os imprevistos causados por filhos.

Quando alguém fala que tem filhos já se pensa logo que pode ser uma pessoa que pode causar problemas para a equipe. Para resolver isso, bastam algumas palavras certas na entrevista, para deixar claro que a candidata sabe gerenciar seu tempo e tem a capacidade de lidar com imprevistos.

E a maioria não lembra de falar, o que é talvez o mais importante, é que você vai manter o comprometimento com a equipe e as metas da empresa independente do que acontecer. Isso mostra maturidade profissional.

Próximo passo…

Em breve acontecerá a Palestra Online com as novas táticas para conseguir emprego em 2019. Se você gostou do que leu aqui, essa palestra é pra você 😊

INSCRIÇÕES AQUI: https://meu.admiravelempregonovo.com.br/convite-palestra-novo-estudo-7-fatores

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.