Jackson trocou de emprego para seguir seu próprio plano de carreira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estagnado em um cargo há anos e sem opção para onde ir, Jackson saiu da empresa para se abrir ao mercado de trabalho. Quando juntou vontade de crescer e dedicação, conseguiu três entrevistas em três semanas e a contratação logo após.

Para ter sucesso, Jackson preferiu contar com o apoio e a estratégia do Admirável Emprego Novo:

Achei bacana que o curso ensina algumas estratégias de inteligência emocional para se preparar para a entrevista. E algumas coisas básicas, conhecimentos gerais que eu até já tinha antes, o curso aperfeiçoou.

Há 10 anos na mesma profissão, sendo os cinco últimos na mesma empresa, em 2018 Jackson se deu conta de que precisava sair de onde estava. A falta de oportunidades de crescimento o levou a decidir que assim que terminasse a faculdade procuraria novas oportunidades no mercado.

O objetivo imediato era ter mais chances de crescer. A médio prazo, Jackson quer também migrar para a área de Business Intelligence. Ter esse conhecimento e responsabilidade sobre seus próprios objetivos profissionais fez com que Jackson conseguisse uma excelente vaga de emprego, onde poderá dar os próximos passos na sua carreira.

A gente fica muito tempo fora do mercado, trabalhando meio acomodado. E quando tem vontade de crescer e se desenvolver começa a aprender muita coisa, e se surpreende também. (O que mais surpreendeu) foi a filosofia do curso, de se vender como profissional. 

As atitudes de sucesso

No caso do Jackson, fica muito evidente o que levou ele à conquista do emprego novo. Entender quais são essas atitudes facilita que qualquer um reconheça o potencial que pode estar estagnado. Os pontos chaves nessa história de sucesso são:

  • Ter um objetivo de carreira, seja a curto ou a médio prazo
  • Identificar onde estão as oportunidades para realizar esse objetivo, escolhendo as empresas que podem oferecer isso
  • Saber como ter as melhores chances de conseguir essas oportunidades
  • Se preparar para as entrevistas

Para o Jackson, a parte do treinamento que ajuda na preparação para as entrevistas foi um enorme diferencial. Ele percebe que, antes do curso, seguia um padrão de comportamento que é bastante comum.

Muita gente tem um modo padrão de encarar a entrevista, como uma consulta médica. Só responde perguntas sobre o que está no currículo.

Mudança de ambiente

Com seus objetivos bem claros em mente, Jackson conseguiu fazer uma boa seleção das empresas onde gostaria de trabalhar. Uma das que estava na lista ele já conhecia por ter trabalhado como fornecedor no início de sua carreira. Um dos atrativos era bem analítico: desde 2016, a empresa promoveu internamento cerca de mil funcionários.

De olho nas atividades da empresa, Jackson viu uma vaga no LinkedIn (veja o perfil: https://www.linkedin.com/in/jacksongstm). Preparado para a entrevista com conselhos de contatos internos da organização, Jackson teve o encontro com a responsável do RH e o gestor da vaga no mesmo momento. A contratação veio cerca de duas horas após o encontro. 

Minutos após finalizar um teste, a recrutadora entrou em contato e o parabenizou por ter conseguido a vaga.

Ela disse que o gestor gostou muito de mim e que o teste era só para cumprir o protocolo da empresa.

Escolher a empresa antes de se candidatar é uma estratégia importante para gerar expectativas compatíveis com a realidade. Na contratação, Jackson conseguiu aumento de 10% no salário, os mesmos benefícios que tinha em seu emprego anterior e muitas possibilidades de crescimento nos próximos anos. Além disso, a empresa permite flexibilidade de horários, atividades livres como videogame e a liberdade para se responsabilizar pelas entregas, podendo fazer pausas no meio do horário de trabalho.

Ter um objetivo profissional bem claro é um dos passos para uma carreira de sucesso. Mas também é preciso ter um plano de ação! Por isso, eu montei uma planilha que ajuda profissionais a saber quais os próximos passos para a contratação.

Essa planilha eu disponibilizo na minha aula gratuita, onde também falo sobre a expectativa que as empresas têm sobre os candidatos e como selecionam quem contratar. São detalhes que ninguém fala, mas que são muito importantes. Participe enquanto ainda há vagas.

INSCREVA-SE AQUI

 

Saiba mais:

 

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: