Insegurança e negatividade complicam a contratação em um novo emprego

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você já deve ter recebido, em algum momento, a recomendação: não vá ao supermercado com fome. Quem está cuidando da alimentação e/ou controlando os gastos sabe o que acontece numa situação dessas. Faminto, você compra coisas que não deveria comer e gasta mais do que o necessário. O resultado pode ser um desastre.

Quando falamos de procurar emprego, essa “fome” também pode trazer consequências negativas. Você já deve ter notado que sair enviando seu currículo para um monte de vagas não dá o resultado esperado. Então por que muita gente continua agindo assim?

A pressão emocional

Ficar sem emprego e sem a perspectiva de uma oportunidade é desesperador. As contas vão chegando, os dias vão passando e parece que nada vai mudar. Se você se sente assim, você está impactado emocionalmente e isso afeta negativamente suas chances de contratação, de maneiras que você provavelmente ainda não se deu conta.

Veja bem, é completamente normal que isso aconteça. E praticamente todas as pessoas passam por uma situação como essa em algum momento da vida profissional. Só que quase ninguém fala sobre isso. Mas ignorar essa fragilidade emocional e não fazer nada para melhorar esse sentimento pode trazer consequências muito ruins.

A aflição, a ansiedade e a pressão familiar e social por uma recolocação pesam muito. Ainda por cima, a cada dia sem respostas e sem perspectiva, esse peso parece ir aumentando. Em vez de questionar o método de procura por vagas ou o que se sabe sobre currículo, passamos a questionar nossas capacidades, nossas habilidades, nosso conhecimento.

Tudo o que foi desenvolvido na sua trajetória profissional parece não ter valor nenhum. Afinal, se tivesse, você já estaria contratado, certo? ERRADO. A fragilidade emocional mexe com a capacidade de entender com clareza o que está indo bem e o que está sendo afetado negativamente. E isso pode causar uma leitura errada por parte do recrutador, seja no currículo ou em uma entrevista.

Como se livrar da insegurança na procura por emprego

Este é o sinal que você estava esperando.

Duvidar de si mesmo é estar inseguro. Mas veja bem, eu disse “estar” inseguro e não “ser” inseguro. Porque isso é algo que pode ser mudado e trabalhado.

É possível ultrapassar o momento de fragilidade emocional e insegurança, e não é algo tão complicado quanto parece. O primeiro passo é entender que essa situação é momentânea, não é para o resto da sua vida.

Em segundo lugar, é importante ter apoio em momentos difíceis. Familiares e amigos nem sempre conseguem dar o suporte necessário para que a mudança emocional aconteça. Por isso no treinamento Admirável Emprego Novo, há um módulo inteiro para a descoberta (ou redescoberta) das competências profissionais. Essa parte do processo traz de volta a segurança e o reconhecimento que muitos profissionais deixam esquecidos enquanto estão preocupados com o desemprego.

Ao longo dos anos de experiência com o Admirável Emprego Novo, temos o registro de muitos alunos que encontraram na nossa comunidade o apoio que precisavam. Na comunidade, sabem que estão junto de pessoas na mesma situação e assim todos se ajudam. Costumamos dizer aqui que quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.”

No Admirável Emprego Novo, somos especialistas em recolocação e esse aqui é o seu convite para participar da nossa AULA ONLINE junto com outras pessoas como você. Vou mostrar o que nossos alunos têm feito para se livrar dessa situação de uma vez por todas.

Reserva sua vaga aqui

E mais uma dica: quando abalo do desemprego traz muito sofrimento, o ideal é buscar ajuda com psicólogos, profissionais especializados em restabelecer a saúde mental e emocional. Assim, sua base emocional será fortalecida para ser o apoio da construção da sua nova vida profissional.

Leia também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: