Ensino superior não é essencial para ter um bom currículo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Qual parte do seu currículo te deixa mais inseguro? Se você acredita que está sendo barrado das seleções por não ter concluído o ensino superior, saiba que é possível conseguir excelentes vagas mesmo sem um diploma ou enquanto estuda para ter o seu.

No meu artigo mais recente, falei sobre diploma não ser uma garantia de um bom emprego. Isso acontece porque há alta competitividade e contar apenas curso superior listado no CV não é o suficiente. Conseguir recolocação depende de mostrar o que um profissional é capaz de fazer com aquilo que ele sabe.

Por isso, não ter uma formação superior também não é problema. O fator que mais complica a contratação de quem procura emprego atualmente é que a maioria dos profissionais não sabe como mostrar seu potencial no currículo.

Revisando seu currículo

Você deve estar se perguntando se é possível ter um currículo interessante (aos olhos do RH) sem ter diploma e sem ter experiência na área em que deseja trabalhar. A resposta é: sim, é possível! E ainda vou te mostrar como.

Há algumas coisas que você precisa saber sobre o mercado de trabalho atual e como recrutadores conduzem processos seletivos. Bem, contratar profissionais não é mais a única tarefa de um profissional de RH. Por isso, eles precisam ser ágeis, ainda mais levando em conta um mercado de trabalho concorrido. Por isso, a maioria dos currículos é “lido” por menos de 10 segundos antes de ser descartado.

Então se você está fazendo um CV do mesmo jeito que seu amigo ou familiar fazia há 5 anos atrás, você não vai passar por essa barreira. Por não poder dedicar tanto tempo aos processos seletivos, recrutadores passaram a dar mais atenção ao que é mais importante para a contratação: as competências. 

Sem diploma e sem experiência? Não tem problema!

Um diploma não é exatamente um atestado de competência. Experiências profissionais também não. Em qualquer currículo, essas informações são apenas descritivas! Dizem onde o profissional esteve, mas não mostram o que ele fez.

Então vamos começar pela parte de experiências, e essa dica vale inclusive para quem procura o primeiro emprego. Seu currículo deve mostrar competências que você tem que serão úteis no emprego que você quer. Nós, profissionais de RH, chamamos isso de competências transferíveis.

Você fez trabalho voluntário no ensino médio? Pode colocar isso na parte de experiências. Mas não apenas como um item. Descreva ali o que você fez, que resultados isso trouxe para o objetivo do projeto. O mesmo vale para outras atividades, como: ajudar na empresa de um parente, vender bolo ou biscoitos na escola, participar de programas de empreendedorismo, organizar festas e eventos. 

Qualquer atividade da lista acima prepara jovens e adultos para boas vagas de emprego. Se você conseguiu entregar um projeto em meio à discussões do grupo, você já sabe que consegue lidar com conflitos e ainda trabalhar bem sob pressão. Se você foi capaz vender produtos com facilidade e agilidade, aprendeu a argumentar bem e tem jeito para negociações.

Recrutadores não querem apenas ler que você fez um curso em vendas. Eles querem uma pequena prova de que você realmente consegue colocar em prática o que aprendeu. E isso não requer diploma ou certificação. Exige apenas que você reconheça seu potencial e consiga mostrar ele no currículo!

Depois de conseguir listar, em um rascunho, todos os resultados que você já conseguiu em atividades diversas, comece a reformular seu currículo com uma pequena descrição do seu potencial como profissional. Esse será o resumo, que vai logo abaixo dos seus dados pessoais. Essa é a parte que vai fisgar a atenção dos recrutadores para ler o seu currículo por completo!

Como fazer um currículo que funciona de verdade

Saber que a maioria dos currículos é descartada sem uma leitura completa te deixou desanimado? Não fique, porque você agora já tem uma vantagem: você sabe que isso acontece e pode se agir com estratégia para que não aconteça com você.

Se quiser saber mais sobre como burlar essa realidade e ainda entender exatamente porque não está recebendo retorno dos CV’s que envia, vou te explicar direitinho. Além de mostrar porque isso acontece, você vai ver um passo a passo para se livrar desse ciclo de silêncio das vagas que você se interessa.

Mostro tudo isso na minha próxima aula online. Já pensou mudar completamente sua situação profissional em cerca de uma hora? Então tente, e aproveite enquanto esse conteúdo é 100% gratuito.

INSCREVA-SE AQUI

Veja também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: