Currículo perfeito: como fazer um Curriculum Vitae em 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda como fazer um currículo perfeito em 2020 se você deseja conseguir um bom emprego sem demora. Descubra por que seu curriculum precisa estar atualizado com as necessidades do mercado, e não só com suas experiências mais recentes.

Se você já tem um CV mas quer fazer um currículo perfeito para 2020, confira com atenção todas as etapas. São pequenas mudanças rápidas que vão fazer toda a diferença na seleção de uma vaga!

Ter curriculum vitae perfeito em 2020 é ter a certeza de conseguir contratação em uma boa empresa o quanto antes. Você vai ver tudo o que precisa para ter fazer o melhor currículo que já teve!

Baixe gratuitamente o modelo de currículo 2020 (atualizado): CLIQUE AQUI

O que é um currículo ou currículum vitae?

O currículo, ou curriculum vitae, é o documento que a grande maioria das empresas pedem dos candidatos interessados em uma vaga. Atualmente, algumas empresas pedem outros formatos, mas ter um currículo perfeito vai servir como guia para qualquer outro tipo de inscrição para um emprego.

Um curriculum feito no início da carreira que foi somente atualizado nas últimas experiências não será suficiente para conseguir emprego em 2020. O mesmo serve para jovens que foram aconselhados por pessoas mais velhas ao fazer seu CV.

Nos últimos 7 anos, o mercado de trabalho sofreu muitas mudanças. O avanço da tecnologia permitiu que muito mais gente soubesse de uma vaga. Assim, os profissionais de RH tiveram que rever seu método de seleção.

Um curriculum vitae perfeito em 2020 precisa estar atualizado com as expectativas dos recrutadores. E acredite: isso não quer dizer que precisa de mais experiência, mais qualificação.

Na verdade, como recrutadora profissional com quase 10 anos de experiência, posso te dizer: seu currículo não precisa de muito. Um curriculum vitae perfeito em 2020 precisa apenas “falar a língua” dos recrutadores, e isso vou te mostrar.

Você vai entender por que precisa usar estratégia se quiser ter um currículo perfeito em 2020 e ser chamado para as melhores oportunidades de emprego.

Como fazer um currículo perfeito em 2020

O objetivo de um currículo é para conseguir um emprego, certo?

Na verdade não é bem assim. O curriculum vitae é a porta de entrada para um emprego, mas ele é apenas UMA das etapas da seleção. Então, o objetivo do currículo é fazer você ser chamado para uma entrevista.

As informações do CV começam no seu objetivo profissional. E aqui você já deve começar a seguir uma regra importante para um currículo perfeito seu CV precisa ser atrativo e se destacar entre as centenas de CVs que os recrutadores recebem todos os dias.

A concorrência é alta! Então é preciso competir com outros candidatos pela atenção de quem está lendo e selecionando os interessados que vão ser chamados para a entrevista.

Captar a atenção dos recrutadores não tem a ver com a sua experiência ou sua formação. Um currículo perfeito deve ter um bom resumo profissional e também deve mostrar suas competências de maneira atraente.

Assim, para ter um CV que seja interessante e que cumpra seu objetivo é preciso ter estratégia! E uma parte fundamental disso é usar as principais palavras-chave relacionadas com a área profissional em que vai atuar.

Experiência não é tudo!

Mais do que uma lista dos lugares onde você trabalhou e estudou, um curriculum vitae perfeito em 2020 deve mostrar quais competências e habilidades você tem como profissional. E essas informações precisam estar claras ao longo de todo o CV!

Não basta informar que você era responsável pela tarefa X, em tal empresa, durante alguns meses. Recrutadores querem saber como você realizou isso, o que trouxe de benefícios para empresa e como você evoluiu como profissional ao longo desse período.

São os seus resultados, e não as tarefas, que comprovam sua competência e os seus diferenciais como profissional. Isso é essencial para um currículo perfeito.

Estrutura do currículo em 2020

Essa é uma lista com todas as partes da estrutura de um currículo perfeito. Confira se o seu já está atualizado:

  • Dados pessoais
    • Nome completo
    • telefone
    • e-mail para contato
    • endereço (não precisa ser completo, mas preferencialmente cita bairro, cidade e estado)
    • caso tenha um site pessoal ou blog que seja relevante para o cargo que deseja, pode estar aqui também
  • Cargo que deseja ocupar ou atividade que deseja realizar
    • Este é o seu objetivo profissional!
  • Resumo ou perfil profissional
    • Esta parte é opcional no currículo caso já esteja no e-mail ou carta de apresentação
    • É essencial usar as palavras-chave mais relevantes para a área de atuação
    • Este texto não deve passar de dois parágrafos curtos
    • Aqui, você deve deixar claro suas competências e o seu diferencial
    • Seu perfil precisa ter estratégia e ser escrito de uma forma que prenda a atenção dos recrutadores (já que eles descartam currículos pouco atraentes em apenas 6 segundos)
  • Experiências anteriores, contendo:
    • Nome da empresa
    • Data de início e data de desligamento
    • Cargo ocupado
    • Descrição das atividades realizadas, responsabilidades e, principalmente, os resultados obtidos e aprendizados desenvolvidos nessa experiência
  • Formação acadêmica
    • Nome do curso
    • Instituição onde estudou
    • Data ou previsão de formatura
    • Caso tenha cursado diferentes formações, destaque a mais relevante para a vaga que está enviando seu currículo
  • Conhecimentos adicionais, como
    • Cursos de curta duração
    • Cursos de qualificação
    • Certificações que possui
    • Eventos recentes que participou e que sejam relevantes para o cargo que deseja ocupar
    • Intercâmbios
    • Trabalho voluntário
    • Certificações e treinamentos que não estão relacionados a sua profissão mas que tem valor para empresas. Exemplos: Brigadista de Incêndio, ISO, normas técnicas.
  • Idiomas
    • Listar os idiomas e a fluência (Exemplo: nível iniciante, intermediário ou avançado)
    • Caso possua, inclua certificados de proficiência

Uma dica importante: cada currículo deve ser adaptado à sua experiência pessoal e ao seu objetivo profissional.

Se você tem a seguinte dúvida “Posso enviar exatamente o mesmo currículo para diferentes vagas?” a resposta é: NÃO!

Para cada vaga, em cada empresa, há diferentes expectativas quanto ao perfil e aos valores dos profissionais. Você precisa deixar em evidência no seu currículo aquilo que é valioso para cada oportunidade individualmente. 

Currículo para quem não tem experiência profissional

Quem está buscando o primeiro emprego ou está em transição de carreira precisa montar um CV um pouco diferente de quem já está no mercado há algum tempo.

Com algum tempo de carreira, as experiências ocupam boa parte do espaço no CV. Então quem não tem experiênciuas, precisa se mostrar como um profissional interessante de outras maneiras. A boa notícia é que isso é mais simples do que você pode imaginar.

A parte do resumo, em casos de pouca ou nenhuma experiência, é ainda mais importante! Mas esse resumo não vai preencher todo o currículo. Nesse caso, devem ser listadas as atividades desenvolvidas e que fizeram você adquirir competências interessantes para o trabalho.

Sempre há algo para ser colocado nessa parte do currículo para quem não tem experiência. Relembre as atividades como trabalhos voluntários, projetos com a escola ou instituição de ensino, auxílio em empresas ou lojas de familiares e amigos. Até atividades de lazer, como passeios, viagens ou esportes em grupo contribuem para o desenvolvimento de competências como organização, planejamento, facilidade de lidar com pessoas

São esses os diferenciais atrativos para quem não tem experiência. No caso de transição de carreira, o foco deve ser nas competências transferíveis de uma área para a outra. Muito do que foi aprendido e desenvolvido em uma profissão será útil em outra!

Quantas páginas deve ter o currículo?

Atualmente, poucas pessoas têm tempo para ler livros ou documentos longos. Imagine, então, o caso dos recrutadores que precisam avaliar centenas de CVs para apenas uma vaga! É por isso que eles logo descartam os currículos que não lhes parecem bons antes mesmo de chegar na parte das experiências.

Portanto, siga esta dica de como fazer um curriculum vitae perfeito em 2020 : seu CV não deve passar de duas páginas.

Tenha foco no que é importante, use as melhores palavras-chave e mostre suas competências de forma clara nos resultados obtidos. Assim você garante que os recrutadores irão identificar em poucos segundos que você é um bom profissional dentro do perfil que buscam para as oportunidades.

Quanto à formatação do currículo, não use uma fonte em tamanho menor que 10. Evite, também, blocos muito densos de texto e conteúdo. Um currículo visualmente pesado não é bem aceito e raramente passará pelo filtro inicial. Use estratégia para organizar as informações da melhor forma possível.

Modelo de currículo perfeito

Muita gente pensa que um modelo de currículo com design diferenciado, infográficos e figuras é o que salta aos olhos dos recrutadores. A verdade é que esse tipo de CV faz bastante sentido em algumas poucas áreas de atuação, mas não é interessante em muitas outras.

Um modelo de currículo criativo e fora do comum pode mascarar outras das suas competências, que talvez sejam mais importantes para aquela vaga. Recrutadores gostam de modelos simplificados e padronizados porque assim fica fácil de encontrar a informação que eles procuram e comparar com os outros CVs que acabou de ler.

>>>> Se quiser conhecer a nova estrutura de currículo que está rendendo emprego até para quem não é bom em fazer currículo, explico tudo que você precisa saber nessa aula gratuita! ( Aqui eu também explico como fazer um curriculum vitae perfeito em 2020.) 

Pesquisas indicam que a maioria dos currículos é lida em menos de 7 segundos, e então são descartados. Um currículo bem feito, pensado estrategicamente, é capaz de quebrar essa barreira.

E então captar a atenção de quem o lê a cada novo período de 10 segundos. A atenção do recrutador precisa ser renovada constantemente ao longo de todo o CV.

Como melhorar o currículo para aumentar as chances de conseguir emprego em 2020

Se você não está tendo retorno esperado dos currículos que envia, está na hora de revisar o seu CV.

Você já sabe o que precisa e já viu como fazer um curriculum vitae perfeito em 2020 se quiser um bom emprego. Mas vou te dar ainda mais dicas de como fazer isso acontecer!

E não é preciso começar do zero! Conte com a experiência de quem conhece as expectativas de mercado e já ajudou profissionais de muitos níveis a alcançar o emprego dos sonhos. 

Veja aqui como transformar um currículo comum em um supercurrículo e aumentar as chances de conseguir a contratação!

Saiba mais sobre emprego em 2020:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: