Currículo Instagram: a opinião de quem contrata

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No início de agosto, o Wall Street Journal abordou uma ideia que está ganhando seguidores no mercado de trabalho norte-americano, o “currículo Instagram”. Especialmente entre os profissionais mais jovens, os CVs estão sendo formatados com as tendências de imagens da rede social mais popular no momento.

Para os jovens da geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), as redes sociais têm um outro significado em suas rotinas. Talvez até mais profundo do que para os demais usuários. Então, por que não usar cores, fontes, letras e até fotos estilizadas, similares às praticadas na rede, no currículo?

O visual de um currículo que usar cores, formas e até imagens com um viés mais artístico pode parecer uma ótima ideia. Especialmente se você quer mostrar que têm um bom senso estético, que sabe usar ferramentas de design e que tem criatividade. Mas se isso não é uma competência necessária na sua área de atuação, o “currículo Instagram” é uma péssima ideia.

Por que o currículo Instagram não é eficiente

Os recrutadores entrevistados para a matéria no Wall Street Journal foram diretos. O currículo Instagram “certamente chama a atenção, mas não da maneira pretendida.”

Vou explicar por que um documento assim chama a atenção da forma errada. Por isso, primeiro vou te explicar como um currículo é avaliado pela equipe de RH que está buscando profissionais para uma vaga.

Uma recrutadora recebe muitos currículos todos os dias. Muuuuuiiiiitos currículos!!! E ler CVs não é o único trabalho dessa profissional em uma empresa. Ou seja, é impossível ler absolutamente todos eles, todos os dias e ainda dar conta das outras atividades do seu escopo.

É por isso que a maioria dos currículos vai para o lixo em menos de dez segundos. Se a recrutadora não identifica, nas primeiras linhas, o que um profissional pode oferecer para a empresa, ele não vai ser notado. Seu currículo não vai nem ser lido até o fim, possivelmente nem até a metade.

O currículo Instagram chamaria a atenção pelo visual contrastante com os demais CVs recebidos. Mas para quem está com pressa em encontrar bons candidatos, algo que foge da norma atrapalha a leitura. Esses currículos podem ser lindos e agradáveis de se olhar, mas eles são realmente práticos para a leitura? A resposta é não!

Como fazer um currículo atrativo do jeito certo

Se você quer ganhar pontos já no primeiro contato com a pessoa que pode te contratar, não gaste seu tempo com um design diferenciado. Recrutadores conseguem fazer melhor o seu trabalho de seleção quando os currículos são mais ou menos todos iguais na distribuição das informações.

Isso otimiza a comparação das características dos candidatos, tornando mais simples o processo de seleção. Afinal, o que diferencia um candidato de outro é o conteúdo e a forma como suas atividades anteriores está descrita.

É por isso que eu sugiro para todos os alunos do meu treinamento o mesmo modelo de currículo. Para se destacar entre os concorrentes à uma vaga você precisa se diferenciar, mas não é no design do seu CV que você deve fazer isso. Eu também disponibilizo aos alunos o acesso a um banco de currículos, onde podem consultar os CVs que levaram profissionais de suas áreas de atuação a melhores empregos.

Para não ter seu currículo descartado em poucos segundos, você deve usar cada parte do documento para mostrar que as suas competências, habilidades, experiências e resultados obtidos tornam você o profissional ideal para os desafios da empresa.

Na minha próxima aula, eu vou mostrar alguns erros muito cometidos por profissionais que não estão conseguindo recolocação e soluções simples para mudar essa situação. Participe e amplie suas chances de contratação

INSCREVA-SE AQUI

Leia também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: