Três erros no currículo que nenhum recrutador perdoa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Esse é o alerta que faltava para você ter tudo a seu favor na busca por um emprego melhor! Existem três erros básicos que são extremamente comuns e que prejudicam muitas pessoas que procuram recolocação. Eles são simples, muito fáceis de se evitar e podem fazer toda a diferença na hora de demonstrar seu interesse por uma vaga de trabalho.

Não colocar a vaga desejada no assunto do e-mail

Não demonstrar seu interesse logo no primeiro contato é perder oportunidades! Pense dessa forma: é como ir a um restaurante, informar o garçom que você está com fome, mas não indicar o que deseja comer. O mesmo ocorre quando o assunto do e-mail não esclarece o seu objetivo.

Você já sabe para quem enviar o seu currículo. Com esforço e um bom networking, talvez tenha conseguido o contato direto de um recrutador ou mesmo do gerente de uma vaga. Se esse for o caso, que ótimo! Mas tenha uma coisa em mente: essa pessoa não lhe conhece. E, a princípio, não sabe o que está recebendo na sua mensagem.

O assunto (ou título) é fundamental para identificar o objetivo do seu e-mail. Ele dá a chance para que a pessoa saiba antes de abrir do que se trata. Você deve deixar claro nessa seção o seu objetivo profissional e/ou a vaga que deseja. Se possível, use a palavra-chave fundamental da oportunidade que está buscando.

Preencher essa caixinha com “currículo para vaga”, “buscando oportunidade” ou informações similares pode fazer com que seu e-mail seja descartado na hora ou caia na caixa de Spam. Ter um assunto objetivo é muito importante. Se a pessoa que receber não puder ver na hora, ela sabe do que se trata e quando surgir a oportunidade, ela saberá como encontrar.

Esquecer de anexar o currículo

Imagine depois de todo o trabalho de fazer um bom networking, conseguir um contato dentro da empresa e ter desenvolvido um e-mail de apresentação excelente, você se esquece de enviar o CV.

Por mais que pareça batido de se falar, é muito comum esquecer de anexar o currículo. Isso é extremamente prejudicial, principalmente se você não notar que esqueceu. A tendência é que seu e-mail vá para o lixo e você não receba nenhum tipo de retorno.

Isso demonstra falta de atenção de sua parte e pega muito mal. A facilidade de visualizar vagas e já abrir seu e-mail no smartphone pode ser prejudicial quando se trata de envio de currículos, já que anexar arquivos dessa forma é menos intuitivo do que no computador.

Há ainda outros dois erros quase imperdoáveis nesse sentido. O primeiro enviar um documento do word. O doc pode abrir com as configurações alteradas e deixa você sujeito a usarem suas informações, mexendo no arquivo. Ou ainda pior, enviar um link de acesso para o Drive, que não é uma atitude muito profissional. Envie sempre seu currículo em pdf.

Erros de português no currículo (ou no e-mail)

Por fim, outro assunto batido, mas necessário de ser comentado. Em uma pesquisa feita pela Robert Half, 63% dos recrutadores entrevistados disseram que um ou dois erros são suficientes para eliminar um candidato da seleção.

A dica aqui é revisar, revisar e revisar. Depois disso, peça para pessoas próximas que também façam uma revisão. A primeira impressão é a que fica e você não pode correr o risco de ser eliminado antes mesmo de ser considerado para a vaga.

Se você já se certificou de que não está cometendo nenhum desses erros, e ainda assim não é chamado para entrevistas, talvez você precisa repensar sua estratégia como um todo. Assista uma de nossas aulas gratuitas e entenda:

Ou inscreva-se no curso Admirável Emprego Novo para aprender o passo a passo completo sobre objetivo profissional, currículo, onde encontrar as melhores vagas, as melhores estratégias para passar na entrevista, LinkedIn, dinâmica de grupo e muito mais.

 

Veja também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: