Como se preparar para a entrevista de emprego: entenda a personalidade do entrevistador

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A entrevista intimida muita gente. É um momento muito aguardado e a partir dele sua carreira pode mudar ou ficar exatamente onde está por mais algum tempo. Por isso, é preciso se preparar para a entrevista de emprego.

No curso, falamos sobre muitos fatores que influenciam na decisão de um recrutador ou gerente de vagas. Um desses fatores é saber como responder às perguntas de forma que todas as suas qualidades estejam em evidência.

Mas também é importante entender o clima de uma entrevista. Assim como na vida social, há chances de encontrar pessoas com personalidades diferentes no momento da seleção para uma vaga. Então saber ler a personalidade ou o jeito do entrevistador é uma carta na manga!

As possíveis personalidades do entrevistador

Denise Taylor, autora do livro Consiga o Emprego dos Seus Sonhos, descreve quatro tipos de entrevistadores. Entender como se preparar para a entrevista também exige que se entenda o compasso e o papel de cada uma das pessoas, e reconhecer os traços de personalidade do entrevistador é um bom caminho para se colocar da forma mais eficiente.

Os extrovertidos tendem a falar muito, e se estiverem despreparados uma boa conversa por si só já vai causar boa impressão. Mas é importante que o entrevistado demonstre suas habilidades de forma objetiva, para que a informação circule no momento.

Já os introvertidos são menos calorosos e até evitam contato visual. Esse é o tipo de pessoa que vai anotar tudo, então esteja preparado para detalhar suas respostas, mesmo que as perguntas sejam mais amplas. Não esqueça de mostrar seu potencial!

Os neuróticos, segundo Denise Taylor, são difíceis de identificar. Esse tipo de entrevistador(a) pode se sentir intimidado por qualquer que seja a razão. Para driblar esses sentimentos pouco favoráveis, é bom demonstrar empatia.

E por fim, os estáveis são os entrevistadores bem preparados, que entendem do seu nervosismo e tentam conduzir a entrevista de maneira calma e centrada. Se você tiver sorte, todas as suas entrevistas serão com pessoas assim!

Mais uma dica para se preparar para a entrevista

Denise Taylor alerta que bons entrevistadores vão fazer perguntas inteligentes e criteriosas. Pessoas bem preparadas sabem como extrair de você o que precisam saber. E, por outro lado, você deverá saber como mostrar todas as qualidades que tem a oferecer.

Já entrevistadores ruins estão mais preocupados em demonstrar seu poder sobre você na entrevista, já que sua contratação depende deles. Não se deixe abalar com o ar de superioridade e, com calma, mostre que você é o melhor candidato.

 

Leia também:

 

 

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: