Como identificar vagas falsas: não caia no golpe do emprego

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Já deve ter acontecido com você: em um lugar onde você não conhece, há duas opções de restaurante para fazer uma refeição. Um deles está completamente vazio, parece parado no tempo. O outro está cheio de pessoas, elas se movimentam, conversam e fazem suas refeições com uma expressão de alegria. Em qual deles você vai almoçar?

A lógica das vagas falsas

É mais ou menos essa a ideia por trás das vagas falsas. Sites criam oportunidades fakes para atrair tráfego na internet. Com essa enorme circulação de pessoas pelo site, podem vender espaços para empresas anunciantes dizendo que ali as ofertas terão muita visibilidade.

Assim, um site de vagas passa a ter oportunidades reais. Mas para quem busca um emprego, o grande número de ofertas também é um importante chamariz. Se você vai pagar para ter acesso a vagas de emprego, provavelmente vai optar pelo site que mais tem ofertas.

Quanto mais vagas disponíveis, maiores as chances de contratação, certo? Não se você levar em conta que boa parte dessas ofertas podem ser vagas falsas.

Ainda há outro risco em se cadastrar em sites de vagas pouco confiáveis: pode ser golpe. Ao criar seu perfil, você fornece dados como números de documentos e a média salarial que tem (ou deseja ter). Essas informações são valiosas para pessoas com más intenções. Agora, imagine ainda pagar para ficar a mercê de golpistas? 

Seja em sites de vagas, grupos de WhatsApp ou até mesmo no LinkedIn, não confie em todas as oportunidades que aparecem. Ou melhor, confira antes de seguir demonstrando interesse. Uma parte das vagas falsas é de oportunidades reais que já foram preenchidas e continuam sendo divulgadas para atrair pessoas para aquele canal!

Como identificar vagas falsas

A primeira dica é conferir todas as informações da vaga e ver se elas vão de encontro às atividades do profissional que procuram. Veja se há data de publicação da oportunidade, se cita a empresa contratante, leia bem expectativas quanto a experiência e formação.

Vagas com poucos detalhes ou data de publicação muito antiga podem não estar disponíveis, mesmo que em algum momento estiveram. Se há o nome do contratante, confira no site da empresa ou entre em contato por telefone para verificar se a oportunidade ainda está aberta. 

Ao entrar em contato com a empresa, você também pode conferir a melhor forma de se candidatar. Se for recomendado o cadastro no site ou plataforma, então a oportunidade é verdadeira e você pode demonstrar interesse com tranquilidade. 

Essa é uma excelente atitude para não cair no golpe das vagas falsas. Algumas empresas mantém certas vagas em sigilo. Um dos motivos mais comuns para isso é contratar um profissional para substituir outro que ainda não foi demitido. 

Sobre os demais detalhes das vagas, desconfie:

  • se o salário oferecido está muito acima do compatível com o cargo
  • quando o cadastro exige muitos dados pessoais e documentos
  • de oportunidades que chegam por e-mail de uma conta genérica
  • quando pedem que você compareça em um endereço sem informar a empresa (a que está contratando ou de recrutamento)

Procurar recolocação já é uma tarefa desgastante emocionalmente, evite maiores decepções ao ficar longe das vagas falsas. Existem muitas excelentes oportunidades de trabalho no mercado, mas o jeito de encontrá-las não é o mesmo de anos atrás! E acredite: não é só por indicação que as melhores empresas contratam. 

Para ser contratado rápido e com um bom salário, basta entender como realmente funcionam os processos seletivos HOJE. Conhecer o que os recrutadores querem dos candidatos é a chave para se destacar entre a concorrência!

Participe da minha próxima aula online gratuita e conheça a estratégia capaz de colocar você nas empresas mais sérias e confiáveis do país. Vou mostrar exatamente Como Funciona O Processo Seletivo Do RH Para Contratar Profissionais (atualizado em 2019)

INSCREVA-SE AQUI

Você vai ver:

  • Como pensam os recrutadores e como decidem quais currículos vão dar retorno
  • A armadilha dos sites de vagas que bloqueia as melhores vagas do mercado
  • Para quem é tímido (ou introvertido) como usar isso a seu favor na entrevista
  • O fator comum em todos os profissionais que tem conseguido a contratação em 2019

Leia também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: