Como conseguir emprego em Portugal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Determinado a conseguir uma vaga fora do Brasil, Bruno tinha muita experiência acadêmica e um PhD. Mas lhe faltava um conhecimento necessário para conseguir emprego em Portugal: saber os segredos dos processos seletivos para encontrar vagas e ser um candidato de destaque.

Veja como Bruno fez o LinkedIn trabalhar a seu favor e encontrar uma vaga em que ele foi aprovado sem fazer entrevista:

Bruno passou praticamente um ano inteiro desempregado no Brasil. O que ele realmente queria era uma oportunidade no exterior. As vagas, no entanto, pareciam estar escondidas!

“As coisas não aconteciam, foi um momento muito difícil. Pensei em desistir.”

Bruno ficou sabendo de uma vaga em uma universidade brasileira, se inscreveu e conseguiu o emprego. Mas seu intuito não era desistir de uma oportunidade no exterior.

“Conseguir emprego em Portugal não era meu foco. Como eu já estava adaptado à França, pensei em voltar pra lá. Ou ir pra Inglaterra, ou Estados Unidos. Tentava em todos os países que eu pensava que tivesse condições de me adaptar, na verdade.”

Tentando encontrar no LinkedIn caminhos para realizar o próximo passo da carreira, Bruno encontrou o apoio que tanto precisava naquele momento: o conhecimento sobre processos seletivos normalmente restrito aos gerentes de RH.

“Conheci o Admirável Emprego Novo e me pareceu muito atraente, mesmo não sendo focado para uma vaga internacional. Eu sabia que um currículo bem feito e um perfil bem trabalhado no LinkedIn serviriam para o meu objetivo. Assim como a preparação para entrevistas.”

Veja o perfil do Bruno no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/brunocamposilva/

A passagem do tempo aumentava a pressão para conseguir entrevistas que o levassem à contratação internacional. Além do LinkedIn, Bruno buscava oportunidades em sites especializados em vagas da área científica.

O primeiro sim

Não demorou muito para que ele conseguisse um sim, nos Estados Unidos. Mas a oportunidade exigia início imediato e Bruno não tinha o visto necessário para uma mudança em tão pouco tempo.

Mas essa não foi o único convite oficial que Bruno conseguiu antes de aceitar o emprego em Portugal. Com as técnicas de entrevista que aprendeu no Admirável Emprego Novo, suas entrevistas eram muito positivas.

“Usei muitas das estratégias de entrevista do curso, especialmente as perguntas finais. Os entrevistadores ficavam sempre impressionados. Os outros candidatos não fazem isso.”

“Outra coisa importante foi falar com confiança. Teve uma entrevista para a Irlanda e me perguntaram coisas difíceis, coisas que eu não sabia. E mesmo assim eu fui aprovado.

O emprego em Portugal

Mesmo buscando oportunidades como estrangeiro em uma área tão específica, em dado momento Bruno chegou a fazer uma média de uma entrevista por mês.

“Uma pessoa me recomendou uma vaga cujos requisitos não eram muito claros. Na dúvida, me candidatei. Apesar de ser uma oportunidade de emprego em Portugal, eu enviei meu CV em inglês por uma questão de formalidade.”

Bruno até ficou surpreso quando foi chamado para a entrevista. Os responsáveis elogiaram muito seu desempenho e trajetória acadêmica, mas Bruno não tinha o conhecimento exato que procuravam.

“Eles disseram que para aquela vaga precisavam trabalhar especificamente com X, e esse X eles não viram no meu currículo. E me deram um conselho: que eu procurasse uma vaga voltada para genética. Agradeci e mesmo assim me disponibilizei a aprender o assunto que buscavam.”

A experiência nessa entrevista fez Bruno considerar com maior foco as oportunidades de emprego em Portugal, um país que não estava no topo das suas prioridades.

Bruno usou o motor de busca de vagas (o que chamamos de robô) do LinkedIn com as palavras-chave da sua área voltadas para pesquisas em Portugal.

Essa estratégia é praticamente infalível e ainda economiza tempo e esforço, já que o algoritmo do LinkedIn encontra as oportunidades para você (eu te ensino a fazer isso no final desse artigo!)

“Essa vaga que eu estou hoje achei dessa forma. E eu tinha todos os requisitos, foi muito difícil encontrar uma vaga assim! Foram anos procurando uma oportunidade dessas!”

O encaixe era tão perfeito que Bruno não precisou fazer entrevista, foi selecionado em primeiro lugar apenas pelo seu currículo e carta de motivação.

Como encontrar as melhores vagas para você

Use a mesma estratégia que o Bruno usou para conseguir emprego em Portugal!

Faça o robô do LinkedIn buscar as oportunidades que se encaixam no seu perfil e no país em que você quer morar! Participe da minha próxima aula enquanto ainda está disponível gratuitamente:

INSCREVA-SE AQUI

Veja também:

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Posts Recentes

Redes Sociais

Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Linkedin Icon
Nova Palestra Gratuita!
Como Fazer O Robô Do Linkedin Encontrar O Emprego Ideal Pra Você
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: