A estratégia de entrevista que fez Guilherme ser elogiado pela recrutadora

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a estratégia certa para demonstrar seu potencial como profissional e como uma pessoa de valor na entrevista, Guilherme conseguiu um emprego em uma área onde nunca havia trabalhado. Ainda aumentou de salário e deixou para trás os outros candidatos com mais experiência que ele.

Entenda como ele conseguiu uma vaga e um elogio da entrevistadora:

Para a surpresa do Guilherme e de muitos outros funcionários, uma fusão entre empresas resultou no fechamento da algumas unidades, inclusive a que ele atuava. Guilherme foi desligado e ficou desesperado.

Sou novo, me casei faz pouco tempo. Então tenho grandes responsabilidades, uma casa para cuidar…

Guilherme logo atualizou seu perfil no Linkedin (veja aqui!), começou a enviar currículos e pediu ajuda a alguns amigos. Esse é um caminho comum de quem se vê desempregado de uma hora para outra. É a estratégia que praticamente todo mundo aplica, e por isso fica difícil se destacar entre tantas pessoas procurando emprego.

Quando fui desligado, pela preocupação e medo de ficar muito tempo desempregado eu estava disposto a ir para qualquer tipo de entrevista e aceitar qualquer tipo de salário, mesmo que fosse 30 ou 40% a menos do que ganhava antes. Quando eu comecei a ver o curso, aprender as estratégias e vi que poderia fazer uma ponte no meu salário, comecei a a não aceitar menos do que eu ganhava.

Por acaso, Guilherme viu um post do Admirável Emprego Novo e participou dessa palestra gratuita porque queria “dar um upgrade no currículo”.

Gostei muito da primeira aula, onde falavam do método Sniper, de não sair atirando pra todo lado, de focar naquilo que você realmente sonha e procurar com estratégia o emprego que você realmente quer. Aquilo abriu meus olhos, abriu uma chama no meu coração, de ir além do que já experimentei.

Como Guilherme se saiu nas entrevistas

Depois de aplicar as mudanças de acordo com as recomendações estratégicas do curso, Guilherme conseguiu indicação para algumas vagas e fez entrevistas em multinacionais do ramo financeiro. As respostas demoraram a chegar e uma delas veio negativa. Já a outra…

A forma como me comportei na entrevista foi muito interessante. Eu tinha acabado de fazer a dinâmica em grupo, e entrevista individual. A gestora que me entrevistou ficou encantada com a forma como passei na entrevista, colocando meu valor como profissional e que eu não era qualquer pessoa. Isso ela me contou depois que já tinha me contratado.

Guilherme conta no vídeo que usou uma técnica que aprendeu no curso, a de entrevistar o entrevistador. É uma estratégia que demonstra muito o interesse do candidato e causa uma impressão muito positiva nos recrutadores.

Comecei a agregar valor na entrevista, não só referente à vaga, mas do potencial que a empresa iria perder se não me contratasse.

Reconhecimento do potencial

Como Guilherme conta neste vídeo, ele conseguiu se destacar entre os 16 candidatos que participaram da dinâmica de grupo. Apenas três foram chamados para a entrevista individual e, no final, ele foi contratado.

O que impressiona é que o Guilherme não preenchia todos os requisitos da vaga. Alguns sim, mas um pré-requisito muito comum ele não tinha: experiência em instituições financeiras, algo que 90% dos candidatos nesta seleção tinham.

Fui aprovado sem experiência nenhuma na área. Para a empresa, foi um tiro no escuro. Tanto que depois, quando as pessoas da equipe souberam que eu não tinha experiência na área, comentaram que eu devia ser muito especial.

A resposta positiva deixou o Guilherme realizado, mas ela levou mais de 40 dias para chegar. Totalizando o tempo de espera entre ser desligado da empresa e voltar a atuar no mercado de trabalho, foram cerca de três meses se dedicando e procurando emprego.

Aquele medo, o receio de toda pessoa que fica desempregada foi apenas passageiro.

A vaga ainda trouxe ao Guilherme oportunidades de crescimento que ele não tinha antes e até um salário 30% maior, com possibilidade de ganhos variáveis além da expectativa.

 

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.