A dedicação do Jonas o levou a um novo emprego que ele nem imaginava

Tempo de leitura: 2 minutos

Com a greve dos caminhoneiros que parou o país em 2018, a empresa onde o Jonas atuava como gerente acabou encerrando o setor que ele comandava. Desempregado, ele aproveitou o que tinha de mais valioso para conseguir encontrar um novo emprego: tempo.

Confira o caso dele:

Jonas encarou sua recolocação como um projeto. Identificou tudo o que poderia fazer para que esse projeto tivesse sucesso e investiu nas ferramentas que o levariam a essa conquista. Ele já sabia que tinha um bom currículo, mas reconheceu que precisava estar mais preparado para se apresentar ao mercado e se sair bem nas entrevistas que logo teria.

Como muitos alunos, Jonas já tinha procurado conselhos para recolocação antes de encontrar o Admirável Emprego Novo. Mas pouco aconteceu até que ele tomou a atitude de assumir ser dono do próprio tempo, algo que recomenda para qualquer pessoa que está desempregada.

“A ansiedade para encontrar um novo emprego acaba engolindo o tempo porque, em vez de pensar no que fazer, a gente acaba pensando no que não está fazendo, que é trabalhar.”

Jonas investiu na sua recolocação de diferentes maneiras. Uma delas foi contar com a expertise do Admirável Emprego Novo para se preparar e ter maior compreensão das necessidades do mercado atual. Dentre as lições do curso, uma das propostas mais interessantes, como ele mesmo reconhece, é a de construção da rede de contatos através do Linkedin (https://www.linkedin.com/in/jonasmendez).

“Não é fazer networking, é construir.”

Assim, criou uma tabela de controle para buscar e reforçar sua rede periodicamente com uma boa noção da realidade em mente. Essa atitude foi uma das mais importantes que o Jonas poderia ter tomado, já que ajudou ele a encontrar uma oportunidade e, mais tarde, a desenvolver uma proposta que fez a empresa contratá-lo.

Mas como o Jonas mesmo comenta, contar apenas com breves mensagens enviadas a seus contatos e esperar que eles encontrem emprego para você não é uma boa ideia. 

“As pessoas sabem que você está desempregado, mas elas não passam o dia todo pensando em arrumar emprego pra você.”

A dedicação do Jonas o levou a conquistar uma posição que ele nem imaginava. E seu trabalho em networking foi fundamental para que o projeto tivesse sucesso. Além de receber indicação de uma empresa que precisava de alguém com a expertise dele, Jonas contou com sua rede de contatos para desenvolver o projeto que apresentou à empresa.

Resultado: a organização abriu um novo setor de operações gerenciado pelo Jonas, com um projeto de atuação feito por ele mesmo com a ajuda de profissionais que ele manteve contato pelo Linkedin. Ele, então, pode escolher sua equipe e teve chance de negociar salário e o tipo de vínculo com a empresa onde foi contratado.

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.