7 perguntas inteligentes para fazer no final da entrevista de emprego

É importante lembrar que cada entrevista é uma via de mão dupla: as perguntas devem ser feitas por ambos os lados. Você deve estar avaliando o empregador, tanto quanto ele está te avaliando, porque você quer sair da entrevista convencido de que o emprego será bom para sua carreira.

Geralmente no final da entrevista o gestor espera que você faça perguntas. Aproveite a oportunidade! É a melhor maneira de determinar se você será feliz trabalhando para a empresa e se seus objetivos estão alinhados.

 

Por que fazer perguntas na entrevista?


O próprio processo de fazer perguntas altera completamente a dinâmica da entrevista e a percepção do gestor da vaga sobre você. Fazer perguntas também lhe dá a oportunidade de descobrir detalhes que você não conseguiria de outra forma.

Há um outro motivo pelo qual você sempre deve preparar perguntas: se você não fizer pelo menos duas perguntas, você parecerá desinteressado. Ou pior, menos inteligente e engajado do que um possível empregador gostaria.

Você deve ter pelo menos quatro perguntas preparadas para este momento. Pode ser que algumas delas sejam respondidas durante a entrevista sem você precisar perguntá-las. Assim, ter um acervo de perguntas aumenta as chances de ter boas perguntas para se fazer no final da entrevista.

Mas não adianta fazer perguntas apenas para preencher esta etapa. Para se beneficiar com elas, você precisará pensar cuidadosamente sobre o que você quer perguntar. E você vai querer também evitar algumas perguntas.

Suas perguntas podem realmente fazer você ganhar ou perder uma vaga de emprego. Se as perguntas não são inteligentes ou se você perguntar algo que já foi abordado, isso pode te prejudicar mais do que te ajudar. Portanto faça perguntas inteligentes e envolventes.

Aqui estão 7 perguntas inteligentes para você escolher. Isso vai te ajudar a ter uma melhor noção do papel e da empresa e ainda vai deixar o entrevistador com uma impressão positiva e duradoura.

 

“Quem você considera seus principais concorrentes? O que você acredita que os torna melhores?”


Esta pergunta não é para os fracos de coração, mas mostra que você já está pensando sobre como você pode ajudar a empresa a cumprir algumas de suas metas mais vorazes.

 

“Além das habilidades técnicas necessárias para desempenhar bem este trabalho, quais habilidades interpessoais você considera para esta posição?”


É importante saber quais habilidades seu chefe valoriza e isso te dará informações valiosas sobre os valores e cultura da empresa. E você ainda pode mostrar através de curtas histórias como você pode satisfazer as expectativas do gestor.

 

“Você tem alguma ressalva sobre minhas qualificações?”


Esta pergunta te coloca em uma posição vulnerável, por isso mostra que você está confiante o suficiente para falar abertamente e discutir suas fraquezas com o seu potencial chefe.

 

“O que faz você gostar de trabalhar para esta empresa?”


Esta pergunta permite que você “crie um senso de camaradagem” com o entrevistador porque “entrevistadores, como qualquer pessoa, geralmente gostam de falar sobre si mesmos e especialmente sobre coisas que eles conhecem bem”. Além disso, esta pergunta lhe dá uma chance de obter uma visão privilegiada das melhores partes do trabalho na empresa.

 

“Quais são os principais desafios para esta posição?”


Se o entrevistador diz: “Não há nenhum”, você deve tomar cuidado, pois poderá estar entrando em uma linha de carreira onde não se sentirá motivado.

 

“Se você me contratar, o que eu poderia esperar de um típico dia aqui na empresa?”


Isso mostra sua vontade em conseguir o emprego, e te dá uma melhor idéia de como o trabalho é no dia-a-dia.

Uma conversa aberta sobre expectativas e responsabilidades no trabalho assegurará não somente que este é um trabalho que você quer, mas também um que você tem as habilidades para ser bem sucedido.

 

“Terei uma oportunidade de conhecer as pessoas da equipe onde eu poderei trabalhar durante o processo de seleção?”


Conseguir a oportunidade de conhecer potenciais companheiros de equipe ou gerentes é essencial para qualquer processo de entrevista profissional. Se eles não derem essa chance, “proceda com cautela”.

Para realmente dominar um processo seletivo é preciso saber como tomar o controle da entrevista. 

Baixe o modelo de currículo mágico:

Primeiro Nome