7 competências profissionais para conseguir emprego em 2020

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Estamos prestes a começar uma nova década. Mesmo que isso signifique apenas a virada de um ano para o outro, são datas como essa que inspiram reflexão e mudanças. E se conseguir emprego em 2020 está nos seus planos, você deve estar se perguntando desde já como fazer acontecer.

O mercado de trabalho evoluiu muito nos últimos 10 anos, mas têm mudado a cada ano que passa. Habilidades macro, como boa comunicação, capacidade de trabalhar bem em grupo e senso de responsabilidade nunca deixam de atrair empresas e empregadores. Só que se a maioria dos profissionais já oferece essas competências, é preciso ir além para se diferenciar.

Para conseguir emprego em 2020, talvez seja importante você desenvolver uma ou mais das seguintes competências e habilidades:

Leitura e aplicação de dados

Dados são os diamantes do mercado atual. Não no tanto como raridade, mas sim como itens de altíssimo valor. Então é essencial saber trabalhar com eles.

Empresas que ainda não estão usando a ciência de dados para basear as decisões de negócios estão ficando para trás. Essas precisam, com urgência, profissionais que saibam criar a captação e um sistema de leitura dos dados que são essenciais a esse negócio.

Já as organizações que estão atualizadas precisam de profissionais capazes de ler e enxergar novas métricas a partir das informações que já tem. O pensamento crítico e analítico é muito valorizado pelas empresas quando buscam profissionais para suas vagas em aberto.

Desenvoltura com as novas tecnologias

A cada dia as coisas se tornam mais conectada. Afinal, essa hiperconectividade ganhou o nome de ‘internet das coisas’, porque os limites do que pode estar conectado é expandido a cada ano. Conhecer ferramentas digitais e suas possibilidades eleva qualquer profissional a um patamar de muito maior visibilidade.

Nem sempre é preciso ser um profissional ativo nas seguintes áreas, mas entender como elas funcionam pode transformar profissões com uma origem mais tradicional. Habilidades como inteligência artificial, machine learning, blockchain, robótica e realidade aumentada são algumas das competências bem vistas para a próxima década.

Flexibilidade

As mudanças no mercado de trabalho vão muito além da aplicação de novas tecnologias para atingir os resultados. As relações e rotinas de trabalho também estão mudando em larga escala.

A flexibilidade esperada pelas empresas vai além de estar disponível para se adaptar e aprender novas habilidades. Também vai além de buscar a inovação. Daqui para frente, os métodos de trabalho serão cada vez mais flexíveis.

Trabalho remoto, rotatividade de grupos de trabalho e mudanças nos métodos de contratação são algumas das estruturas que estão em fase de adaptação no mercado. Demonstrar que você está disponível para se adaptar a essas circunstâncias é mostrar que você está disposto a vestir a camisa da empresa e se comprometer.

Inteligência cultural

A inteligência emocional é uma das competências mais importantes em qualquer profissão, e não apenas para cargos de liderança. Com tantas inovações tecnológicas, é uma das principais habilidades que não pode ser robotizada!

Mas a inteligência emocional sozinha pode não ser o suficiente para diferenciar você de outro profissional concorrendo à mesma vaga. Assim, a inteligência cultural é uma habilidade que atrai empresas interessadas em inovar, crescer e fazer melhor.

A diversidade em suas equipes é uma preocupação muito atual e muito importante para tornar os negócios mais inovadores. Ter a competência da inteligência cultural é saber construir e ampliar diferentes pontos de vista para construir um mundo mais inclusivo e justo.

Liderança colaborativa

Pedir que profissionais tenham habilidades de liderança não é novidade. No entanto, para conseguir emprego em 2020 é preciso demonstrar mais do que a capacidade de inspirar a equipe (mesmo que você não seja um líder).

Participar e co-criar ambientes onde a colaboração é valorizada é uma demanda atual e para o futuro. Boas ideias e as melhores soluções raramente vêm de apenas uma cabeça pensante. Então agir em prol da colaboração é uma competência que pode levar você a conseguir um novo e melhor emprego.

Criatividade

Assim como a inteligência emocional, a criatividade não pode ser substituída por um algoritmo. As mudanças no mundo e no mercado de trabalho geram desafios que não foram ainda enfrentados. Então é preciso trabalhar com criatividade para encontrar novas soluções para novos problemas.

Mas não basta ter essa competência se pensar diferente não for valorizado de forma igualitária dentro da equipe. Então, ser criativo é excelente, mas melhor ainda quando os profissionais sabem unir criatividade, flexibilidade e as inteligências emocional e cultural.

Um jeito humano de tomar decisões

Mesmo que os computadores sejam capazes de muitas inovações, no final das contas as empresas ainda são compostas por pessoas. E elas precisam de pessoas como clientes, como fornecedores, como público-alvo e muito mais.

Então é preciso demonstrar compaixão e não perder o senso de humanidade em qualquer tomada de decisão. Se a inteligência emocional é primordial para uma convivência saudável no ambiente de trabalho, tomar decisões de forma humanizada é conduzir os negócios para um futuro de sucesso para as pessoas.

Como conseguir emprego em 2020

Estar à frente da concorrência é importante. Afinal, há muitas vagas de trabalho em aberto (se você não sabe onde elas estão, eu vou te mostrar). Mas as melhores vagas acabam preenchidas por quem usa estratégia para mostrar que é o profissional certo para a posição.

E a estratégia começa antes de fazer o currículo, Afinal, se você não sabe como os recrutadores avaliam um CV, como vai saber o que é mais importante? É a sua experiência? É a universidade onde se formou? É a quantidade de especializações que fez?

Nada disso diz a um recrutador se você é capaz ou não de entregar o trabalho que a empresa espera. Mas tem algumas informações (até palavras!) que são certeiras para captar a atenção e deixar claro que tipo de profissional você é.

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