5 lições de O Rei Leão para conseguir um novo emprego

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Recém-lançado e ainda em cartaz, O Rei Leão mexe com as emoções, especialmente as de quem era fã da versão animada na infância. E assim como o primeiro lançamento, a história está cheia de lições para a vida. Inclusive para conseguir emprego!

Veja as principais lições para conseguir emprego de O Rei Leão:

Mostre a todos o que você faz

Quem procura emprego precisa “se vender”, certo? Você é a sua própria vitrine, a sua própria rocha-palanque de apresentação. Então mostre o seu trabalho como se fosse o seu bebê felino a ser apresentado para a sociedade.

via GIPHY

Suas competências já estão em evidência no seu currículo? As pessoas ao seu redor, com quem você convive no dia a dia, sabem o que você faz?

Encontre maneiras de falar e mostrar o que você faz para cada um dos seus contatos. Assim, as pessoas ao seu redor associam você à profissão e, quando ouvirem falar do assunto, logo vão lembrar de você.

Manipular a verdade vai te prejudicar

Nesse caso, enfeitar seu currículo com informações que não são verdadeiras para conseguir um emprego é assumir uma posição que não é sua por direito. E esse final, caso você conheça a história do filme, você já sabe como é…

Existe uma grande diferença entre demonstrar interesse e comprometimento para desenvolver competências que você ainda não tem e simplesmente criar a imagem de um profissional que não é. Se você mentir no currículo, terá que mentir na entrevista e em todas as fases do processo seletivo.

Se você for contratado mesmo assim, não conseguirá fingir por muito tempo. E aí você perde o emprego e a confiança de todas as pessoas com quem trabalhou, especialmente a de quem optou por contratar você. É esse o tipo de situação que impede que profissionais consigam novos empregos, porque suas referências não são positivas.

Esteja disposto a sair da zona de conforto

Leões têm como seu habitat natural a savana, planícies de solo arenoso com plantas rasteiras, alguns arbustos e poucas árvores. Para sobreviver, Simba se vê fora da sua zona de conforto em uma floresta úmida e muito diferente de onde vivia.

Ao decidir trocar de emprego, saindo de um onde se está confortável, é preciso estar disposto a passar por essa adaptação. Mudar as pessoas do convívio, trocar de ambiente e respeitar regras diferentes costuma gerar insegurança e dúvida: “será que vou me adaptar?“.

Na narrativa do filme, Simba deixa a sua antiga vida de lado com muita facilidade. Na vida real é muito difícil ter esse nível de desapego (ou bloqueio). Por isso é importante ter estratégia e conhecer quais são os pontos fortes e os pontos fracos da nova empresa, quais os seus ganhos e perdas pessoais. E depois de tomada a decisão, abrace-a sem ficar pensando no que poderia ter sido.

Aceite ajuda e os aprendizados que vem com ela

Ao se perder de suas raízes, Simba não teria sobrevivido sem a ajuda de dois desconhecidos: Timão e Pumba. Esses o tiraram de uma situação ruim e o ofereceram uma vida completamente diferente da que ele tinha. Simba muda seus hábitos e aprende um novo jeito de encarar a vida. Hakuna Matata!

Mudanças raramente são fáceis, mas elas são necessárias para que se saia de um lugar ruim. Aceitar ajuda e aprender novos jeitos de fazer as coisas é passar por esse processo de mudança com apoio e orientação.

Mas lembre-se: sua rede de contatos não tem nenhum compromisso com a sua vida profissional, só você tem! Então conte com ajuda para mudar o que não está funcionando e fazer diferente. No final desse artigo, você vai ver como pode contar com a minha ajuda gratuitamente para conseguir um novo e melhor emprego.

Esteja aberto para o inesperado

Imerso em sua nova rotina e novas amizades na floresta, Simba jamais poderia imaginar que alguém do passado o encontraria.

Não dá para se apoiar na expectativa de que uma oportunidade extraordinária vai aparecer quando você menos espera. Mas não custa nada estar preparado para quando algo desse tipo acontecer. Mantenha-se aberto às oportunidades repentinas e tome seu tempo para refletir e aproveitar quando uma dessas surgir.

Pensando nisso, dê o seu melhor e construa uma boa imagem de quem você é como profissional e como pessoa. Agir assim é plantar as sementes das oportunidades inesperadas para o futuro.

 

Enxergar lições como essas enquanto assisto um filme só é possível porque tenho muito conhecimento e experiência sobre o mercado de trabalho e contratações. E posso ajudar você a conhecer as estratégias que realmente funcionam para garantir um novo emprego. Participe da minha próxima aula gratuita, em que vou mostrar o que as empresas realmente esperam dos candidatos que contratam.

INSCREVA-SE AQUI 

Leia também:

 

 

 

Renata Felix

Renata Felix

“Sua situação atual não define você. Se houver 1% de chances de dar certo, tenha 99% de atitude e determinação”

Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Vagas Limitadas. Reserve seu lugar agora:
Nova Palestra Gratuita!
3 TÁTICAS INFALÍVEIS para conseguir um MELHOR EMPREGO que PAGUE O QUE VOCÊ MERECE mesmo que você NÃO TENHA O MELHOR CURRÍCULO
Garanta sua vaga nesta AULA ONLINE GRATUITA clicando no botão abaixo: