5 habilidades essenciais para garantir a contratação em 2019

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é fácil se lançar no mercado de trabalho à procura de um novo emprego quando não se sabe exatamente o que recrutadores e recrutadoras esperam dos candidatos. E as dúvidas já começam na hora de montar um currículo.

Você já deve saber que é necessário adaptar o CV para cada vaga que deseja se candidatar. Mas não é só isso. Também é preciso chamar a atenção de quem lê o documento e fazer a pessoa entender as habilidades que só você pode oferecer para a empresa.

Algumas habilidades são bem vistas em quase qualquer organização. Quem está contratando procura por essas cinco nos currículos de todos os seus candidatos. Conheça as habilidades mais cobiçadas:

Familiaridade com a empresa

Conhecer o ramo de atuação de uma empresa não é mais suficiente para conseguir se destacar entre os candidatos a uma vaga. Sai na frente quem já tem familiaridade com diversos aspectos do funcionamento da organização.

A empresa ganhou prêmios recentemente? O que você sabe sobre a cultura interna? Quais os objetivos da empresa a médio e/ou longo prazo? Ao conhecer as respostas para estas perguntas, você terá conteúdo que prova que você fez o tema de casa e aprendeu sobre o local onde quer trabalhar.

Conhecer os concorrentes, por exemplo, mostra que você tem noção da competitividade e do potencial comercial do negócios. Saber sobre o mercado, as projeções econômicas para o setor e outros dados que são relevantes para que a empresa tenha sucesso colocam você mais próximo do seu emprego novo.

Muitas informações relevantes podem ser encontradas no site e/ou nas contas de redes sociais da própria empresa. É interessante acompanhar as publicações, ler o blog e procurar o que foi notícia. Use esse conhecimento para impressionar quem está lhe entrevistando.

Saber trabalhar em grupo

Quase qualquer emprego envolve trabalho em equipe, seja muito ou pouco. Pode ser com um grande time ou mesmo com apenas mais um/a colega. Sendo assim, desenvolver habilidades de lidar com as situações em grupo é essencial no mercado atual.

Esse tipo de habilidade não precisa estar descrita de forma direta no seu perfil. É através de exemplos das experiências anteriores, dos seus hobbies, da sua formação ou até mesmo de participação em competições esportivas que suas habilidades de colaborar em grupo ficam em evidência.

Comunicação eficiente

Ter habilidade de se comunicar bem é essencial em qualquer ambiente de trabalho. E é uma competência especialmente necessária para quem busca ocupar vagas que demandam lidar com clientes, fornecedores, superiores e colegas com alta frequência.

Comunicar-se bem é uma habilidade que fica evidente na entrevista, mas no currículo nem sempre. Um profissional que deseja enfatizar suas habilidades de comunicação precisa ter no CV exemplos, como experiência de atendimento a clientes, apresentação de projetos, bons resultados com contatos comerciais e outros.

Organização

Um currículo que diz “boas habilidades de organização” é apenas mais um com alguma habilidade descrita sem muitas provas. Ser alguém organizado envolve cumprir prazos, saber priorizar as tarefas de trabalho e, de forma geral, ter facilidade de otimizar o tempo.

A habilidade de gerenciamento de tempo é muito atrativa para recrutadores e recrutadoras e é especialmente valiosa em ambientes de ritmo acelerado, como empresas que trabalham em ramos de mídia, design, publicações e tecnologia.

Habilidades relacionadas ao cargo

A lista acima é aplicável em muitas áreas de atuação e saber demonstrar as competências coloca qualquer candidato à frente na disputa por uma vaga. Mas é importante lembrar que sempre há outras habilidades importantes que se relacionam diretamente com cada oportunidade.

As habilidades relacionadas ao cargo costumam vir da experiência na mesma posição, mas podem ser desenvolvidas em outros contextos (projetos da faculdade, experiências pessoais e outros). Para que um currículo seja considerado, é importante entender como colocar todas as experiências, habilidades, competências de um jeito atrativo que irá manter a atenção de quem está selecionando candidatos.

Leia também:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.